Recursos de Multas de Trânsito: como recorrer de multas e infrações


Recursos de Multas de Trânsito: como recorrer de multas e infrações

Recursos de Multas de Trânsito: aprenda como e onde recorrer de multas e infrações de trânsito e confira exemplos e modelos de formulários para entrar com recurso de defesa

Recebeu pelos correios uma carta informando que cometeu uma infração de trânsito? Então você tem duas opções: pagar a multa ou recorrer para ter a multa cancelada. Sim, o recurso de multas de trânsito é um direito do cidadão garantido por lei pelo Código de Trânsito Brasileiro e, desde que o condutor tenha sido autuado/multado de forma ilegal, ou seja, que a multa tenha sido aplicada irregularmente, você conseguirá a anulação ou efeito suspensivo ao se defender das penalidades.

O Detran-SP não é o órgão responsável pelo julgamento de recursos de multas. Compete à JARI (Junta Administrativa de Recurso de Infração) em 1ª instância e ao CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) em 2ª instância. Cada órgão autuador possui um rol de JARIS responsáveis pelo julgamento.

No caso de tomar uma multa ilegal, como por exemplo quando aplicada por excesso de velocidade em um local que você não estava com seu carro (comum em casos de carros dublês), será preciso juntar as informações sobre a ocorrência para que possa ser provada a ilegalidade da cobrança, e então procurar (após receber a notificação, o prazo máximo para enviar sua defesa é de 30 dias) o órgão responsável pela sua multa (Detran ou Agência Municipal) e retirar um Formulário de Recurso para poder entrar com recurso junto aos órgãos competentes.

Após preencher o recurso, leve-o até o órgão emissor da multa, juntamente com os documentos exigidos. Confira abaixo a lista de documentos necessários:

Cópia de identidade (RG ou equivalente)
Cópia do CPF
Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Cópia dos documentos do carro – CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Não confundir com o CRV)
Cópia da notificação da multa – Na ausência desta, cópia do AIT (Auto de Infração de Trânsito), registro fotográfico ou extrato informativo de multas
Cópia de comprovante de residência (contas de água, luz, telefone)
As duas vias do seu recurso, além de cópias de comprovantes com informações que possam contestar a sua infração, como atestados, declarações notas, recibos, entre outros.

Confira alguns motivos que podem invalidar o Auto de Infração

1) Erros de data, local e hora quando comprovados pelo requerente;
2) Falta ou incorreto enquadramento da infração cometida;
3) Falta ou modelo do veículo diferente ao que consta no auto de infração;
4) Falta ou marca do veículo diferente ao que consta no auto de infração;
5) Falta ou cor do veículo diferente ao que consta no auto de infração;
6 Falta de identificação ou assinatura da autoridade ou agente de trânsito;
7) Qualquer dado obrigatório que não esteja constado ou apresente erros;
8) Rasuras;
9) Falta ou incorreto preenchimento da placa do veículo;
10) Infração cometida por incorreta, insuficiência ou falta de sinalização (inclusive gestos e sons);
11) Por infração não prevista no Código de Trânsito;
12) Notificação fora dos prazos estabelecidos;
13) Outras que a junta julgar improcedentes.

Processo administrativo de infrações de trânsito (Fases para recurso de multa)

1) Defesa Prévia, até a data limite que está na notificação: o agente de trânsito verifica a ocorrência de uma infração e preenche um questionário (auto de infração). Esse questionário é enviado para o órgão de trânsito (DER, por exemplo) que iniciará um processo administrativo para verificar se o agente de trânsito procedeu corretamente. O órgão então irá te enviar uma 1ª notificação. A partir dessa notificação você pode apresentar sua 1ª defesa (Defesa Prévia).

2) 1º Instância – até o vencimento da multa: após julgarem a sua defesa, se você ganhar a causa e sair vencedor, o processo acaba e a multa não é aplicada. Por outro lado, se o recurso for negado e você perder, você é autuado e o órgão considera que você foi culpado na ocorrência. Dessa 1ª decisão (culpado ou inocente) cabe novo recurso. Você terá a possibilidade de apresentar sua 2ª defesa (Recurso à JARI).

3) 2º Instância – após pagamento da multa:
se após julgarem sua 2ª defesa você perder, ainda terá mais uma chance, podendo apresentar Recurso ao Centran (órgão estadual), porém terá que pagar a multa antes de recorrer ou apresentar uma declaração de insuficiência de recursos (passível de indeferimento).

Então você já sabe: Se estiver sendo acusado de ter cometido infrações de trânsito, sejam leves, médias, graves e gravíssimas, que podem inclusive levá-lo a ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) cassada ou suspensa, você pode e deve recorrer porque a legislação lhe garante este direito de defesa. Mas lembre-se, para ganhar o recurso é preciso que você seja inocente ou que exista algum motivo que possa invalidar o Auto de Infração.

Saiba mais sobre o procedimento detalhado para dar entrada aos processos mencionados no site da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET). Clique aqui para acessar.

Lá você encontra mais informações e tira dúvidas sobre:

-Defesa administrativa contra penalidades a infrações de trânsito
-Voltaram a ser duas notificações? Por quê?
-Por que as notificações vão para o proprietário?
-Como, onde e do que se defender quando se recebe uma notificação de autuação?
-Depois de aplicada uma penalidade de multa, não pode mais haver defesa da autuação e a defesa cabível é o Recurso contra a penalidade de multa?

-Instruções detalhadas para o cumprimento da obrigação de indicação do condutor e exercício do direito à ampla defesa administrativa, quer na defesa da autuação, quer no recurso contra a penalidade, com esclarecimentos sobre os seguintes assuntos:

• Notificação da Autuação de infração de trânsito
• Como fazer um requerimento de Defesa da Autuação ao DSV
• Notificação da Penalidade de multa a infração de trânsito
• Como fazer um recurso de multa ao DSV

-Modelos e Exemplos de Formulários para Recursos de Multa e Infrações como: Cinto de Segurança, Dirigir com braço para fora do veículo, Dirigir sem calçado adequado, Estacionamento Irregular, Falta de Combustível, Foto-sensor, Lâmpada Queimada, Lombada Eletrônica, Radares Urbanos, Radares Rodoviários, Parado sobre faixa, entre outras infrações de trânsito.

Vem que tem!


Recursos de Multas de Trânsito: como recorrer de multas e infrações está arquivado na(s) categoria(s): Utilidades | Tags: , , , , , ,

Comentários (230)

  1. Wagner says:

    OLA, FUI MULTADO POR ANDAR SEM A LUZ BAIXA, SENDO QUE ERA FINAL DA TARDE E AINDA ESTAVA CLARO. O QUE EU FAÇO?

  2. Osvaldo says:

    bom dia sou de sp, recebi uma multa de transito por excesso de velocidade, mais na foto tirada da para ver que é a minha moto, devido a placa e o modelo mais tem uma tarja preta me cobrindo, esta tarja esta estendendo até um outro veiculo ao meu lado, estou achando que o carro ao lado que passou e alta velocidade, porque nunca passo rápido sobre aquele radar, posso recorrer a multa? e por qual motivo colocaram a tarja preta em mim? obrigado

  3. boa tarde eu fui autuado no dia 03/12/2012 na av. dom pedro 1 em santo andre eu fui compra uma tintas e entrei pensando que era ali aloja e não era e sair e como ali o transito é muito intenso a companhia de Eng de Transito tava parado e eu em seguida sair e parei aonde eu deveria ir e lá descir e vir o fiscal com um talão na mão e caneta e elese disfacava e eu eu voltei e questionei a ele e ele disse que eu tava sendo multado pq eu tinha parado e eu fallei rapaz não é verdade eu netrei ali erado e não adiantou nada e eu tenho tds as provas que eu comprei a tintas e tenho a nota fiscal e eles não querem saber todos os recursos foram indeferidos e agora vou no outro orgão que alem de ser muito contragedor isso é um abuso de poder e ai autoridades de santo andre e ai sr prefeito vc é do P T não acontece nada sera que não tá na hora de acabar com esses abusos de poder e este fiscal foi muito ironico e me disse que ele é quem manda e pq a multa ele dava risada dizendo que era pra mim a prender e eu aprender o que e o que eu tinha feito pra ser multado e ele só davca risada e fala isso e vc não fazem nada e se ocorrer com vcs. Não ocorrer com vcs em um outro lugar fora do Brasil pq aqui vcs mandam já pensaram nisso

  4. Guilherme vinicius says:

    Bom dia. Gostaria de sabe se vcs podem me ajudar? Chegou na minha casa uma multa alegando que eu estava andando no acostamento , mais nao ando onde a multa foi gerada. E a multa de acostamento nao tem que ser assinada pelo condutor do veiculo. Obrigado pela atenção.

  5. Roberto A Sobrinho says:

    Recebi uma notificação de autuação multa do Semob – S.C. do Sul em 03/07/2012 por avançar sinal vermelho – fiscalização eletronica. Observei que a data da infração foi em 19/06/2012 conforme a foto da notificação e que a aferição do aparelho eletrônico com data de 21/06/2011. Mandei o recurso p/ o Semob S.S. do Sul conforme indicado na notificação, em 25/07/2012 com base nesses dados, salientando que se tratava de um equipamento eletrônico que estava a 1 ano sem manutenção. Recebi a notif. de resultado da defesa em 13/08/2012 sendo indeferida. Posso ainda recorrer e para quem ? Qual a chance dessa multa ser cancelada ? Obs: Depois de ler alguns casos pela internet, notei que na foto não aparece o semaforo indicando o sinal vermelho, posso incluir esse argumento também?

  6. emerson says:

    Boa noite,fui altuado, em movimento deixar de usar farol baixo. Tem recurso como fazer?

  7. Recebi uma notificação de autuação à legislação de transito,por não efetuar o registro no prazo de trinta dias,só que eu não podia fazer a transferência pq meu carro estava financiado pelo banco.
    O que faço?
    Desde já agradeço!
    Kelen Moralles

  8. gilmar says:

    fui multado por passar no semafaro laranja com veiculo de porte grande ônibus, e no mesmo tem radar foto_sensor, só que na altuacão nao veio as fotos do veivulo , quero saber como recorre

  9. Brenda Silva says:

    Boa tarde. Recebi uma multa por excesso de velocidade de 5km acima do permitido. Tem como enviar um modelo de recurso para esse caso?
    Obrigada

  10. milton sergio de menezes andrade says:

    fui multado pelo agente cttu aqui em recife,por evitar em bater numa van que saiu da parada sem sinal,passei um pouco pela faixa de sinalizaçao que esta toda apagada, o guarda nao me pediu nehum tipo de documento,e nao quis escultar a minha explicaçao, para minha supresa chegou a notificaçao como multa gravissima. como devo recorrer.

    grato
    Milton

  11. Boa Tarde!

    Pela primeira vez vim a São Paulo – Capital, aproveitei vir com a minha família como turistas para conhecer a maior capital do nosso Brasil e gerar renda, quando voltei para casa tiver uma grande supressa, varias multas de rodizio e transitar em faixa da esquerda.
    No Brasil são mais de 5.500 municípios e não tem como aprender todas as regras de todos os municípios. Fiquei muito triste, vem conhecer a sua cidade e acabo sendo multado.
    As multa de rodizio as 2 multas foram apos das 17hs.
    E a multa transitar na faixa da esquerda, dar pra ver na foto que o carro esta no meio da linha da faixa e realizei a manobra devido um acidente no local aonde só fiz o desvio.
    Por muita sacanagem.

  12. robinson says:

    fui multado por um policial ´sendo que na notificaçao colocaram que eu avancei o sinal vermelho, nao esta no vermelho .estava no amarelo ,como nao da para reduzir e parar eu passei .como devo proceder este recursos

  13. wagner vale ferreira says:

    Fui multado por um radar na estrada de Cubatão para Guaruja.
    Não estava acima do limite de velocidade e fui multado 2 vezes na mesma data, horario e local, veio 2 multas identicas e entrei em 1ªe 2ª instancia e foi indererido. Acho que deveria ser cancelada as 2 multas, pois o radar estava com problemas de multas em duplicidade e em ultimo caso cancelar uma das multas. Mas foi inderirido.

    Pergunta : Como devo proceder ????

    Fico no aguardo

    Wagner

  14. Barroso says:

    Um amigo foi multado, foi flagranteado sem estar usando o capacete cujo é um equipamento obrigatorio; ele descumpriu o CTB. Porém recusou-se a assinar o AIT; e a notificação de penaliade so foi emitida expedida e postada a ele após noventa dias. Ele pode ganhar o recurso por intempestividade ou ele paga por não ter assinado no ato da autuação?

  15. Maico says:

    Fui dar um role no quarteirão domingo de páscoa e fui parado pela viatura da militar, pra variar estava sem os documentos e o capacete ! Levei multa por não portar documentos obrigatórios tanto da moto como o meu, e ainda o de capacete tbm. Mas o pm anotou meu primeiro nome totalmente errado e mas meu sobrenome correto ! Será q se recorrer eu consigo anular as mesmas ?

    Grato desde já.

  16. raul ribas says:

    FUI MULTADO, POR UM AGENTE DE TRANSITO , EM OUTRO ESTADO,FOI NO CARNAVAL,COMO TEMOS UMA CAMINHONETE, ELE NOTIFICOU QUE CARREGAMOS PESSOAS NO COMPARTIMENTO DE CARGA,ISSO NAO ACONTECEU POIS MINHA FAMILIA SAO DE 3 PESSOAS, E NEM SEQUER FOMOS PARADOS.HA POSSIBILIDADE DE RECURSOS POIS NAO TENHOS PROVAS CONTRA ESSA MULTA ABUSIVA.

  17. luis says:

    tenho trez multas uma de avanço de sinal que nunca chegou como recorrer e outra feita antes de comprar o veiculo feita pelo antigo proprietario como recorrer

  18. Vagner says:

    Boa tarde:
    Gostaria de informalos eu fui multado no dia 25/2/2011 e so chegou no dia 28/03/2012 levou 3 meses para chegar e tenho pouco tempo para recorer, gostaria de saber como posso recorer esta multa.

  19. Sara says:

    Tomei multa por entregar minha moto a terceiros sem CNH(sendo que isso não ocorreu, porque no dia da multa minha moto estava em casa e ela possui alarme presença, impossível alguém pegar sem minha permissão)e também por esse terceiro estar sem o documento da moto. Minha moto não saiu de casa e eu não estava no local indicado. Essa moto deveria ter sido ao menos apreendida não é, será que existe uma moto duble? Já chegarm duas multas no meu nome, e todos os dados batem com o da minha moto,só que não é ela. Como devo proceder? Se recorrer dá pra ganhar?

  20. patrick says:

    fui multado e guinchado
    meu carro estava parado em local proprio para estacionar
    estava na mercearia com os amigos e fui revistado por pm foi achado a chave do meu veiculo dentro da minha pochete pergunto se o veiculo era meu foi respondido sim, foi pedido o documento, mais eu perguntei mais meu veiculo esta parado poque o documento, ai eu e o pm fomos pegar o documento no meu vacilo meu carro foi emvadido por um policial que no momento acho o controle da suspencao a ar, ele proprio aperto o botao e deseu o carro mais ate entao meu carro nao tinha quecha de nada pra ele tirar eu da mercearia e me multar e guinchar

  21. Alan Carlos says:

    Fui multado por estar sem cinto de segurança,só que tenho consciência de que estava usando eu e os passageiros que era minha esposa e minha filha que inclusive estava na cadeirinha. Quando nem era obrigatório usar o cinto eu já usava e não deixava ninguém andar no meu carro sem cinto de segurança.Tem como provar que não cometi a infração???

  22. lucimar aureliano says:

    caros amigos, gostaria que mim explicassem!eu leve uma multa pelo fato que o meu “pneus estava careca”, o meu pneus é da queles que não possui o suco no meio só de lados, mas o guarda não quis saber disse que esta careca. como posso proceder? desde já eu o agradeço!

  23. Cesar Alves Padilha says:

    Bom dia Fui multado por falta de cinto de segurança,
    sou Representante Comercial,como viajo muito só ando com cinto isto já é rotina a 28 anos desde que entro no veiculo já coloco o cinto de segurança,como fui multado na cidade tenho absoluta certeza que o agente de transito agiu de ma´fé por se tratar de um veiculo de outra cidade ~gostaria de saber como recorer

  24. jonas says:

    fui multado no art.210 e art244 mas no dia em questão estava em um aniversário.perante o recurso anexei fotos e assinaturas com número de rg de testemunhas mesmo assim foi indeferido como devo proceder junto ao cetran.

  25. alessandro says:

    troquei extintor a menos de 8 meses e fim do ano deixei carro na mecanica para revisao quando viajei a surpresa meu extintor nao era o do carro e estava descarregado resultado multa… como recorrer?? se alguem puder ajudar agradeço

  26. jussara ribeiro do nascimento says:

    jussara ribeiro hoje pela maha por estacionar o carro em um suposto ponto de onibus pois nao tinha nada que indicasse que era um ponto de onibus uma faixa amarela no chao ou uma placa da sptrans. a unica coisa que tinha la era um tronco no chao , que s fui perceber depois que gincharam meu carro , quando cheguei no local ,e meu carro ja nao estava perguntei para a primeira pessoa , ali muta ,ele me respodeu ,ali e ponto de onibus. da a impressao que os caras quer que voçe nao enteda nada ,parece rapousas prontas para da o golpe e tem mais assim que comecei andar com meu carro 92 eu tomei quase 10 multas ou mais foi quase o valor do meu carro foi numa rua santo amaro com helio pelegrino nao tinha nada que indicasse que era proibido ,e tanto que todo dia tinha jente estcionando. niguem e burro os carras e que sao espertos de mais faco um apelo ,cobrem mai .sinalize melhor. sou garconete nao tenho dinheiro para sustentar isso

  27. ERALDO SOUZA says:

    FUI MULTADO EM RODOVIA FEDERAL NO RETORNO DE FERIADO DO CARNAVAL, POR ULTRAPASSAR EM FAIXA DUPLA CONTINUA, NA SEGUINTE SITUAÇÃO: RODOVIA FEDERAL EM TRECHO URBANO COM VARIAS LOMBADAS, ULTRAPASSEI UMA CARRETA QUE CARREGAVA UM TRATOR ENORME, QUE PRATICAMENTE PARAVA PARA PODER PASSAR PELAS LOMBADAS, O TRECHO ERA RETO COM AMPLA VISÃO, MAS LOGO A FRENTE NO SENTIDO CONTRARIO E NO ACOSTAMENTO ESTAVA A VIATURA FEDERAL QUE ME ABORDOU E NOTIFICOU-ME, SERÁ QUE CABE RECURSO.

  28. everaldo says:

    boa noite, eu fui multado sem capacete na zona rural o policial prende minha cnh a moto e não deixou outra pessoa com capacete tira a moto levaram para o patio
    a multa foi dia 02/12/2011 veio chega a notificação agora dia 27/02/2012 ja se passaram 2 meses apos a multa pra receber a notificação.
    o correto não era a notificação chega ate 30 dias apos a multa ?

  29. jailton says:

    Bom Dia!!!

    Onten 29/02/2012,fui socorrer minha esposa que estava passando mal,tive que pegar o corredor de ônibus devido o trânsito,e fui multado,gostaria de saber se tem como eu recorrer,peguei um comprovante com o médico do horario de chegada no hospital e assinado e carimbado com o crm do médico.

  30. Onivaldo Pereira de Souza says:

    Fui multado por estar sem cinto de segurança,só que tenho consciência de que estava usando eu e os passageiros que era minha esposa e minha filha que inclusive estava na cadeirinha. Quando nem era obrigatório usar o cinto eu já usava e não deixava ninguém andar no meu carro sem cinto de segurança.Tem como provar que não cometi a infração???

  31. Júnio Pereira says:

    Ola eu tenho a CNH provisoria o carro ta no nome da minha esposa tomei uma multa gravissima,pois tive que ultrapassar um carro pois o mesmo estava em zigue e zague na minha frente,como eu disse minha CNH é provisoria e o carro ta no nome da minha esposa sera que eu concigo recorrer e passar os pontos para a carta dela . A guardo sua informação.

  32. moro há 1 ano no estado de pernambuco,devido a trabalho nao tenho residencia fixa inclusive ja morei em 4 cidades,(aqui no estado),não recebi a infração por correspondência mas descobri pelo site do detran duas infrações,uma no estado da bahia data 21/12/2011,outra no estado de rondônia data 02/02/2012,detalhe “EU ESTAVA AQUI NO ESTADO NESTAS DATAS, NÃO TEM COMO UM CORPO OCUPAR AO MESMO TEMPO VARIOS LUGARES NO ESPAÇO,LEI DA FISICA”,tenho como provar pois tenho relatorios do trabalho de datas,dias e ate mesmo horarios pois bem eu queria saber a respeito desta 1ºinfração data 21/12 q ja passou os 30 dias para recorrer se ainda tenho direito de reivindica-la e o que pode ter acontecido para ocorrer isso? tenho q procurar a policia? saliento que morava na bahia (apesar de nao estar la nesta data) mas nunca fui ao estado de rondônia.

  33. Teodoro Cardoso Maciel says:

    Eu Teodoro Cardoso Maciel nascido em 27/01/1952 (60 anos),no dia 01/02/2012 fui multado em frente ao posto de Serviço Médico da UNIMED/BELÉM, ao qual tive que me submeter a um atendimento médico (reirado de pontos de uma cirurgia de calculo renal),cod da infração 5452-5, gostaria de recorrer da multa pela condição excepcional da ocorrência (atendimento medico)bem como pela posição de idoso.
    Tenho chance? caso positivo, gostaria de receber um modelo de recurso.

  34. Paulo P says:

    Oi pessoal, eu estva vindo da praia por irônia do destino a viseira do capacete quebrou (eu uso óculos e a armação é grande) passei pela blits e o guarda me parou, ele foi bem friu pediu a minha habilitação e o documento disse que estava sendo multado e ia apreender a moto. Peguntou se tinha bebido, eu disse que não ele ficou me pressionando me deixando nervoso, eu pedir pra fazer o teste ele não me deu e só aplicou a multa da viseira. Ele errou o meu nome na multa, só que tinha um policial que pediu a ele pra me liberar e nada. falei com o comadante deles ele mandou me liberar mais ele disse que não. Teve que pedir para uma pessoa habilitada pegar a moto e ele ficou com minha habilitação. O que faço?

    Obs.: O policial, estava muito nervoso e queria me intimidar.

  35. Robson says:

    Boa noie!!! MEU CARRO FOI CLONADO E QUASE 1 ANO DEPOIS RECUPERADO, MAS RECEBI EM TORNO DE 200 MULTAS E DESDE AGOSTO DE 2011 O DETRAN AINDA NÃO RETIROU AS MULTAS DO PERIODO, NEM TIROU OS PONTOS DA MINHA CARTA DE MOTORISTA, JÁ RECORRI POR DIVERSAS VEZES E ATÉ AGORA NADA, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, ALGUÉM PODE ME DAR UMA DICA, UM ADVOGADO QUE JÁ ATUOU NESTES CASOS, VOU ACABAR PERDENDO MEU EMPREGO.

    inspetor.santos@bol.com.br

  36. Robson says:

    Boa noie!!! MEU CARRO FOI CLONADO E QUASE 1 ANO DEPOIS RECUPERADO, MAS RECEBI EM TORNO DE 200 MULTAS E DESDE AGOSTO DE 2011 O DETRAN AINDA NÃO RETIROU AS MULTAS DO PERIODO, NEM TIROU OS PONTOS DA MINHA CARTA DE MOTORISTA, JÁ RECORRI POR DIVERSAS VEZES E ATÉ AGORA NADA, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, ALGUÉM PODE ME DAR UMA DICA, UM ADVOGADO QUE JÁ ATUOU NESTES CASOS, VOU ACABAR PERDENDO MEU EMPREGO.

  37. fabricio peres silva says:

    fui parado em uma blitz, não tenho habilitação, o guarde de tranzito mandou chamar uma pessoa habilitada pra moto ser liberado,o guarda so ia mandar uma notificação, ele disse.
    vai chegar para o proprietario,o proprietario podia recorrer. séra que vai dar multa ?

  38. Oi, meu intiado deixou a moto estacionada e foi autuado por estar com a motocicleta estacionada, a menos de 5m da construção, e por isto foi guinchada ao patio por estar com licenciamento vencido, em com os retrovisores estavam inoperantes ele não foi autuado pois, não estava no local, como esta no meu nome veio para mim as infrações e pontos foi na cidade de Poços de Caldas MG. Qual meu procedimento, tem recurso para isto; fiz a pesquisa no detran mg, aparece só duas a estacionar não aparece, mas sei que são tres, também não tenho a segunda via das autuações como faço para te-las. agradeço atenção.

  39. loren says:

    olá fui multado por levar passageiro sem capacete, minha habilitação foi apreendida, o policial falou que com 10 dias eu iria poder pegar minha carteira no detran, isso procede? eu posso perder minha carteira??? o que faço me ajudem

  40. Lídia Ferrari says:

    meu esposo levou uma multa em 2007 qdo dirigia um carro em meu nome, por excesso de velocidade e agora em 2012 chegou pra mim uma notificação de processo administrativo de suspensão do direito de dirigir, quer dizer que posso perder a carteira de habilitaçao, o que faço?

  41. henrique says:

    Fui multado por conduzir veiculo com característica básica sendo que o agente nem me parou e o seguinte ele errou no nome da rua no qual faltou uma vogal tem alguma dica?

  42. José de Araceli A. Junior says:

    oi, fui autuado por conduzir sem capacete. Porém, percorri um espaço de aproximadamente 5 metros saindo da via para o estacionamento. Existe algum recurso que eu posso utilizar?

    Grato.

  43. Wellington Pereira says:

    Fiz uma viagem à SC e na cidade de São miguel do Oeste,
    a velocidade era de 40Km e passei(segundo eles)a 62Km
    e me deram 5 pontos. Naquele momento estava passando por um certo desarranjo intestinal e procurava um local próprio. Cabe algum recurso de defesa. Tenho 35 anos de carteira e nunca tive multa.

  44. suelen says:

    olá,BOA TARDE,recebi uma multa de transito por estacionar no passeio,sendo que não estacionei em um local que não havia placa de pribido estacionar e tinha mais carros estacionados no mesmo local,sendo que meu carro não estava emcima de calçada e nem atrapalhando o transito!!!gostaria de recorrer a multa,mas não sei que argumentos solicitar;gostaria que me ajudassem. obrigado.

  45. Guilherme Augusto Goulart Araujo says:

    Ola,
    Eu fui parado pela policia dirigindo moto sem capacete no dia 21/01/2012, e minha CNH é provisória ainda, porém o policial não me multou no ato e nem apreendeu a moto, mas anoto a numeração da minha CNH, a possibilidade de eu ser multado posteriormente?
    E se haver tenho como recorrer e ganhar a causa?

    Obrigado.

  46. Leticia says:

    Boa noite tenho mais de 10 anos de Habilitação nunca levei uma multa e hoje recebi uma por andar no acostamento sendo que não emprestei meu carro e jamais faria isso…como posso recorrer???

  47. FRANCISCO says:

    Tenho um veículo com multas suspensas desde 2001. Até hoje não julgaram. Até quando terei que ficar a mercê do julgamento do recurso? Não tem prescrição dessas multas? No caso de haver prescrição, como faço para pedir a baixa dessas multas?

  48. Hudson Gama says:

    Olá, meu veiculo foi autuado por ESTACIONAR NAS ILHAS OU REFUGIOS, em uma cidade chamada LAGOA DA PRATA – MG. So que eu nunca tive nesse local, muito menos meu veiculo, pois sou o unico motorista que o dirige. Meu veiculo so circula dentro de BELO HORIZONTE – MG, de onde resido e onde trabalho e estudo, fazendo uso desse veiculo. Na autuação consta o horario de autuação 12:11. Esse horario estava no trabalho. Sera que ele esta clonado e como devo proceder e se apresentar uma declaração da empresa como estava nas suas dependencias consigo anulação da multa?

    Desde ja agradeço

  49. Elirson Mendes says:

    Bom dia, gostaria de saber se enquanto eu estiver com recurso de multa( mesmo protocolada e paga), mesmo para a Cetran, eu posso continuar dirigindo, sem ter minha habilitação retida, mesmo que não conste no Site do Detran?

  50. DIEGO SOARES says:

    FUI MULTADO PELO POLICIAL QUE JUSTIFICOU QUE EU ESTAVA EMPINANDO A RODA, SENDO QUE EU NAO ESTAVA NO ENTANTO NAO ADIANTOU JUSTIFICAR. TEM COMO RECORRER.

  51. Fui multado por estar com escapamento alterado ,mas minha moto é tudo original de fabrica como recorrer e provar que eu nao estava com o escapamento alterado?

  52. Eduardo says:

    OLÁ BOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE CABE ALGUM RECURSO PARA RECORRER DE UMA MULTA QUE RECIBI INFRACAO 601-72 EXECUTAR OPERACAO DE RETORNO PASSSANDO POR CIMA DE ILHA, REFUGIO POIS NÃO FOI IDENTIFICADO O CONDUTOR E NÃO TENHO CERTEZA SE REALMENTE ESTAVA NO LOCAL E DIA E HORARIO , GOSTARIA DE RECEBER INFORMACOES MAIS COMPLETAS SE ME PUDER INFORMAR E QUANTO FICARIA PARA VCS AGUERIGUAREM ISSO PRA MIM .. OBRIGADO
    ISSO É NO ESTADO DE MINAS GERAIS- CIDADE POUSO ALEGRE-MG

  53. Carlos says:

    Sou usuario da Imigrantes e tinha conhecimento da localizaçao de todos os buracos da estrada e pontos onde tinha radares. Após a instalação de novo radar instalado dentro do segundo tunel, km 49+510m foi detetado pelo mesmo a passagem por sete vezes e tres vezes infração acima de 50% com datas seguidas, e como o DER levou um tempo dentro do prazo para notificar sobre a infração cometida jé era tarde. Já dirigo a mais de vinte anos e não fiquei atento para o prazo de trinta dias para recurso e indicação do condutor, oveiculo esta com o nome da minha mulher, e ela está sendo prejudicada. Gostaria de saber com proceder neste caso com passar os pontos para o meu prontuario. Cada vez que é lançada cada multa ela perde o direito de dirigir.
    Pergunto, posso solicitar por meio de ação solicitar para ela o direito de dirigir e a mesma necessita do veiculo para trabalho e transportar amiga ao medico, de duas a tres vezes por semana com dificuldade de andar e dirigir.
    GENTE PRECISO DE AJUDA, CHEGUEI A CONTRATAR EMPRESA ESPECIALIZADA NESTE ASSUNTO E ME SENTI ENGANADO PELA MESMA QUE SO PEDIA $ A CADA RECURSO ELABORADO.

  54. Dia 14/05 estava indo trabalhar as 5:30h da manha, ao ultrapassar um redutor de velocidade com velocidade permitida de 40km, outro veiculo me ultrapassou acima da velocidade, porem o carro que foi fotografado foi o meu, como comprovar que não fui eu quem ultrapassou acima da velocidade?
    Detalhe: meu carro é 1.0 e eu tinha acabado de passar no farol em uma subida, o carro não consegue tanta velocidade em espaço tão pequeno.

  55. ESTOU COM A CARTEIRA PROVISORIA E LEVEI UMA MULTA DE 5 PONTOS POR ESTAR COM A LAMPADA DE ESTACIONAMENTO ALTERADA, MAS EU TROQUEI A LAMPADA ALTERADA PELA ORIGINAL MAIS MESMO ASSIM EU LEVEI A MULTA,TEM COMO EU RECORRER PRA MIM NÃO PERDE A MINHA PERMISSÃO?

  56. edmilson says:

    sou taxista,estava transitando da estrada de chão para asfalto com a trepidação da estrada desparafusou a plaquinha de “taxi”só ficando o suporte fixado encima do carro,porém nada convenceu a guarda rodoviario que acabou me multando código 696-33.Me ajude a fazer a defesa,pois sou leigo nesta área sem nada entender.Esperando sua valiosa atenção agradeço,me coloco a disposição.

  57. Jorgito says:

    Recebi uma notificação por transitar numa via a 90km onde o limite era de 80km. Fui notificado pela Polícia Rodoviária Federal pelo radar móvel. Eles não colocaram a uma certa distância um aviso que teria um radar móvel adiante, gostaria de saber se cabe recurso.

  58. Gustavo says:

    Ola

    Recebi uma multa, especificando que o passageiro estava sem cinto de segurança
    gostaria de recorrer qual seria o procedimento, pois´só ando de cinto.

    Grato.

  59. Stella Bonazzi says:

    Meu marido foi multado na no rodizio na cidade de Sao Paulo, ele estava a trabalho na cidade, o carro que ele usa que é da empresa, tem placas de Sao Carlos e moramos em Sao Jose do Rio Preto. Gostariad e receber um modelo de recurso para o caso. Obrigada

  60. Ana Cecila says:

    Fui multada, estava voltando da faculdade e estava 1 quarteirão da minha casa, fomos parados por policiais, e fomos multados por estar com doc. vencido, expliquei para o policial que já havia pago, mas não tinha buscado o DOC novo, que estava 1 quadra da minha casa que buscaria o comprovante pra ele ver, mas ele disse que o que vale é o verdinho , não o comprovante que paguei na loterica, como não constava o pagamento, pois ele consultou tinha que dar a multa….Será que vc teria um modelo para eu recorrer???? pelo menos gostaria de recorrer na multa , pois minha moto foi ginchada e pg uma fortuna para tirar ela, guincho, diárias e taxas, e agora ainda tem a multa, mas já tinha pg o DOC só não tinha ainda retirado. Obrigada

  61. eliane siqueira says:

    meu marido foi mutado por esta sem cnh e licenciamento vencido mas ele estava no trabalho com a moto parada dentro da oficina onde trabalha

  62. Bruno Moreira says:

    Bom dia, fui multado quando estava saindo do estacionamento do banco apos fazer um saque ao dar ré no meu carro manobrei emcima do passei p/ ter uma visibilidade maior, e um agente que estava escondido acabou me atuando , como faço p/ recorrer.

  63. Elias Rafael says:

    ola, eu levei uma multa que esta escrito assim: deixar guardar dist segurança lat/front entre seu veic e demais e ao bordo pista sendo no dia 14/05/2011 as 07:52 no local BR-116 KM-123 UF-SP que eu tenho a prena certesa que eu num estava neste local como faço para recorrer

    obrigado pela atenção

  64. Helaine Souza says:

    Fui multada por estar aguardando um outro automovel manobrar para sair da vaga. Na notificação diz que
    ” Estacionar ao lado de outro veiculo em fila dupla”. Como posso recorrer dessa multa?

  65. Alves says:

    boa tarde fu multado por avanso de sinal,porem tava dando socorro a uma vitima de parada cardiáca,como posso recorrer?

  66. patrick says:

    minha carteira venceu dia 10/01/2011 mas so renovei minha CNH no dia 13/05 fiz exames medicos e tudo certo. porem no dia 29/05 fui parado pela policia que mesmo o guarda vendo no sistema que eu havia renovado a carteira me expediu a multa. como faço pra reccorer?

  67. Alessandra says:

    Boa noite,

    Fui multada por transitar numa via de 60 às 00:21:55 em velocidade de 69 km/h numa via perigosa em Salvador, será que eu consigo recorrer? O que deve fazer?

    Infração MÉDIA: 4 pontos e R$ 85,13

  68. sérgio says:

    olá. fui multado por dirigir falando ao celular.
    teria alguma defesa para poder me defender?
    o agente não me parou para entregar a multa ou assina-la?
    isso é possivel o agente multar uma pessoa sem interpela-la no ato do acontecimento?
    sem aumenos sinalizar com apito?isso é legal?
    Por favor me ajude
    meu email: eletrico.sergio@hotmail.com

  69. Albino says:

    Ola, fui multado por conduzir uma moto sem cnh e com a documentacao atrasada, gostaria de saber se existe a possibilidade de recorer estas multas

  70. CARLOS EDUARDO says:

    COMO DEVO AGIR UM POLICIAL ME DEU DE PRESENTE 2 MULTAS LINDAS , PELO FALO DA MINHA PESSOA ESCULTAR UNDERGROUND E ELE NAO GOSTAR…
    AO TOTAL FORAO (12 DOZE) PONTOS, IMAGINA O VALOR???/
    QUEM SAIU GANHANDO NESSA???
    AMO MINHA PATRIA

  71. vanusa mockel says:

    Boa tarde,
    Preciso de um modelo de defesa de multa por dirigir com o braço pra fora do veiculo, alguem pode me ajudar?

  72. Robson says:

    Fui multado por transpor bloqueio viário sem autorização sem autorização, porem na rua relatada na multa estava apenas com os cavaletes com placa de proibido estacionar, detalhe era a rua ao lado da feira. Fiz o uma manobra para virar o carro na rua e retornei a avenida, tinham marronzinho multando o pessoal que estava estacionado em local proibido, nunca pensei que iria levar esse tipo de multa, pois quando há placa impedindo de transitar ou estacionar eu nunco descumpro esta “ordem”.
    Como eu poderia recorrer desta multa, teria um exemplo de descrição ou dicas de como evidenciar que não invadi local proibido?
    Grato!

    Robson

  73. rogerio ferreira says:

    Boa tarde, recebi uma multa do art. 252 Inc. IV, (dirigir usando calçado que não se firme nos pés). Como posso recorrer, pois o harário é incompativel com o trajeto percorrido por mim.

  74. Roberta says:

    Meu marido passou de moto no radar, a 62km por hora onde so era permitido 40km, nós tinhamos recebido a noticia que minha sobrinha havia falecido, e estavamos indo pra a casa da minha irmã. Meu marido pode recorrer?Temos que esperar chegar a multa?Se pudermos recorrer, como fazer?

  75. noedir says:

    Recebi uma notificaçao de autuaçao referente ao artigo 167 (nao usar cinto de segurança), no entanto:
    a) nao tenho a prtica de dirigir sem uso do mesmo.
    b)nao fui abordado pelos autuadores
    c)nao ha fotos ou camaras que evidencie o ato
    d)o automovel nao esta em meu nome.
    e) o carro tem insulfilme e praticamente impossivel saber se estou ou nao com o cinto, principlamente com uma camisa escura
    Pergunta
    como recorrer no JARI (algum modelo?

  76. dany says:

    fui multada num dia que eu estava viajando com meu namorado. fui p/ o interior de sp, lorena, e deixei meu carro na garagem, e levei as duas chaves comigo. esse dia da multa eu ñao estav com meu carro, e muitomsnos no logcal da infração. sera que placa do meu carro esta clonada? como fasso ´/ recorrer, sendo q a multa foi gravissima, por dirigir na contra maõ?

  77. Suéllen says:

    no dia 7/03/11, meu marido estacionou em local proibido por volta das 16:00hs, retiramos o carro do local por volta das 16:55hs e la no vidro um presente pela infração uma multa grave e marcava nela o horário de 16:42hs falamos na hs o guarda deve estar ainda por aqui, ficamos com um sentimento de ter feito algo errado e como não tinha nada + a ser feito naquele momento 16:55hs voltamos p/ casa e guardamos o carro na garagem.
    O fato é q semana passada chegou 3 notificações de multa 1 delas com os dados idênticos ao da multa q esta no vidro do carro, oq nos causou um enorme aborrecimento é q em outra consta o mesmo local, o mesmo dia um horário diferente 16:08hs e agente de transito diferente e nº A.I.T. diferente, vcs vão dizer: foi outro agente provavelmente a PM q passou mins depois de vcs terem estacionado e os multou oq causou 2 multas em menos de 40mins. Agora qual a explicação q alguém pode nos dar em relação a 3ª notificação feita pelo mesmo agente q fez a primeira porém em um horário totalmente incorreto 19:55hs, horário este em q estávamos cansados de estar em casa. Como devo prosseguir, como posso provar q eu não estava naquele local e sim em minha casa? o local da infração tem cameras mais só passam o arquivo perante ordem judicial a qual teria de ser expedida p/ ontem. Estes arquivos nos ajudaria muito pois provaria q às 19:55hs não estávamos lá.
    O q devo fazer pagar 2 multas q tenho consciência de ter infringido a lei e mais 1 por estar dentro de minha própria casa da qual comprei paguei e ñ devo absolutamente nada…..???????????por favor estamos muito chocados com esta situação, espero q alguém ai possa ter um meio de nos esclarecer um caminho.

    Agradecemos

  78. Liliany says:

    Olá, bem fui multada em um BR cuja velocidade é 110, por um radar movel cujo nao estava sinalizado, nao fui parada, tao pouco havia policias na pista, a multa veio dizendo q a velocidade do local era de 60 km e eu estava a 109 km/h. na multa nao veio a cor do carro, e já que o radar era movel nao havia que ter sinalizaçao, policias ou algo assim? como vou adivinhar? Sei q a multa é referente a infraçao 218 III …assim nao da…como podem me ajudar?

  79. john frank says:

    Levei uma multa sem saber, dizendo conduzir veiculo SEM EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA, horário 19:05 dia 10 de janeiro (o endereço que esta escrito nem é meu itinerário, mas esse horário é o que saio do serviço) e só descobrir agora que fui imprimir os boletos do IPVA. Acho que houve algum engano. E agora o que posso fazer, obrigado desde ja agradeço

  80. eliana says:

    BOA TARDE,VENDI UM CARRO,E A NOVA PROPRIETARIA,PEDIU UM PRAZO,PARA PODE FAZER A TRANSFERENCIA,ISSO FOI EM 2009,ELA DEMOROU UM ANO PARA ME PROCURAR,QD ELA ME PROCUROU EM FEVEREIRO DE 2010,NO DIA 16-04-2010,EU SAIRIA DA PERMISSAO E PEGARIA A DEFINITIVA,MAS VEIO UMA NOTIFICAÇAO QUE EU HAVIA SIDO MULTADA POR NAO TRANSFERENCIA DE VEICULO,POR MAIS DE 30 DIAS,RESUMINDO…PERDIR A PERMISAO,E MAIS NO MES DE AGOSTO ,ELA LEVOU MAIS UMA MULTA DE FALTA DE CINTO DE SEGURANÇA.AKI NA MINHA CIDADE JA TENTEI RECORRER ,AKI ME FALARAM QUE E MELHOR TIRAR OUTRA,O QUE FAÇO?

  81. saulo says:

    recebi uma multa ond relata que eu nao estava com o sinto de segurança,mas eu so ando com o sinto,quall argumento que eu devo usar att saulo

  82. Weslei says:

    Boa Tarde, Levei uma multa sem saber, chegou a notificação dizendo que minha moto estava SEM EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA, e agora o que posso fazer, se eu ando com minha moto em dia.
    Obrigado desde ja agradeço, aguardo resposta…

  83. Alexandro Torres says:

    Boa tarde;

    Fui notificado de uma multa onde consta que avancei o sinal vermelho no RJ.

    Tenho plena convicção de que não efetuei tal imprudência. Através da imagem demonstra o meu veículo após o sinal inclusive com outros carros transitando e um pedestre atravessando logo a minha frente o que me leva a manerar o veículo.

    Como posso recorrer? Não acho justo pagar simplesmente por algo que não cometi. Se não cobrarmos nunca mudarão essa postura de multar os usuários sem responsabilidade.

    No aguardo de orientações;

    Alexandro Torres.

  84. Pablo says:

    boa noite
    gostaria de ajuda pra recurso de multa detran sc pois recebi 2 multas condutor e passageiro sem cinto de segurança. tem como me ajudar nesse recurso

  85. GUILHERME says:

    Eu estava no trabalho e minha mulher pegou minha moto sem permissão minha, levei 4 multas.
    1. transitar com o veículo em calçada. 7 pontos
    2.Conduzir o veículo sem documentos de porte obrigatório. 3 pontos.
    3.Dirigir sem CNH. 7 pontos.
    4.Entregar o veículo a pessoa que não possua CNH. 7 pontos.

    Gostaria de saber se tem como eu recorrer, já que as 4 multas me farão perder a carteira, e por ela pegar minha moto sem meu conhecimento.

  86. Gabriel says:

    Boa tarde
    Fui autuado por dirigir falando ao celular. Mas quando falo no celular, sempre ligo o viva-voz e fico com as duas mãos livres. como posso me defender nesse caso. Existe algum modelo de recurso de defesa? OBS: nao fui parado pelo guarda.

  87. leandro says:

    Bom Dia!! Fui levar uma Sra. ao médico na cidade de niteroi, a cidade das multas, mas no trajeto os ônubus me empurraram para a esquerda então eu perdi a entrada normal para o contorno, assim fui até o final da via, fiz o retorno e quando entrei na pista principal os ônibus sempre ficam na pista que não é deles e te empurram não permitindo a passagem para via normal, como estava atento a minha entrada, eles me empurraram até o radar que flagra limite de velocidade e também faixa exclusiva de ônibus, entretanto esta placa só fica no começo da via e não nas tranversais, só me retive a velocidade e fui flagrado por estar na via exclusiva de ônibus. Orgão autuador 258650, expedição 12/01/11 – sendo que a carta chegou em casa dia 31/01/11 senda data da infração 14/12/10 as 06:10h. Posso recorrer? A data liomite que estava vendo seria de 15 dias, que já passaram, mas vi outro texto que me avisava que seria de máximo 30 dias. Quanto

  88. bruno machado says:

    Tomei uma multa por transitar na calçada ou passeios 459 reais,porem, na verdade eu estava empurrando minha moto para um estacionamento q fica na parte recuada da calçada de um banco(permitido)onde há meio fio rebaixado para entrada e saida, tirei fotos e gostaria a ajuda para montagem do regurso. Obrigado

  89. claidsmar junio pedroso says:

    oi!fui multado com minha moto parada em frente minha casa,acho que la foi confudida por outra moto em peseguiçao,o que devo fazer???
    agurdo a resposta

    obrigado

  90. Ramon says:

    Boa tarde,
    fui multado por avanço do sinal, sendo que eu não tinha avançado e sim estava no meio do transito do engarrafamento .
    o que devo fazer ? na multa consta que avancei o sinal .

    grato.
    aguardo a resposta

  91. Anderson says:

    Boa Tarde fui multado pois a lampada da luz baixa de um lado só estava queimada, queimou durante a viagem.. não tinha como saber??? Tem recurso para esta infração
    Aguardo

  92. renato says:

    recebi uma multa de avanço de sinal quando na verdade eu apenas parei na faixa de sinal porque havia um engarrafamento e quando estava encima da faixa o sinal fecho sendo que a que recebi alem de ser bem mas cara eu ainda perco mas pontos na minha carteira acho que o quarda fez isto por que eu nao desci do carro para tentar argumenta com ele.

  93. patricia says:

    Fui notificada por estacionar em desacordo com a regulamentação estacionamento rotativo sem cartão rotativo.
    Mas era uma moto, tem como vc ajudar com um modelo de recurso. Agradeço desde já sua ajuda.

  94. davidson says:

    Boa tarde! eu vendir uma moto para um consecionaria. ela vendeu vendeu esta moto para outro e não transferie.e ouve uma atuação?Nesse caso o que posso fazer,qual os procedimento atomar…porque perdi ponto na minha CNH…quais os procedimentos.

  95. alexandre kuenzel antunes says:

    tive a placa do carro clonada, vindo a receber multa de um outro estado, sendo que nunca estive la, ja informei as autoridades policiais sobre o fato solicitando a tomada de providencias legais cabiveis em caso de abordagem do veiculo, como faco para recorrer da multa, sendo que enquanto este veiculo clonado circula por ai em algum lugar, podendo acarretar mais infracoes e transtornos para mim.

  96. sandoval says:

    fui multado empurrando a moto em retorno proibido pelo CET, como faço para recorer

  97. Márcio says:

    Boa tarde. Gostaria de saber se posso usar kit de 6000 no fusion 2010, uma vez q ele não tem sistema de limpador nos farois, o agente alegou desacordo da resolução 680/87 14/98 e 294/2008 do contran a PRF me multou e reteu o documento do carro ate que eu volte ao sistema original, e se cabe algum recurso para esta multa?

    Agradeço a oportunidade.

    Márcio

  98. Luci says:

    Olá,
    acabei de receber uma multa de trânsito por estacionar em desacordo com regulamentação estacionamento rotativo, no dia 18/10/2011 às 10:23hs, na cidade de Santa Isabel. Para começar, eu nem sei onde fica essa cidade. Moro em São Paulo, e nesse dia, às 10:00hs, estava em um consultório médico, no bairro da Lapa. Infelizmente, não tenho nenhum tiket de estacionamento. Como posso estar em dois lugares ao mesmo tempo? Por favor, alguém pode me ajudar a recorrer?
    Obrigada,
    Luci

  99. Cassio says:

    Bom dia,
    Eu minha esposa compramos um carro neste ano e eu não tinha carteira, estavamos passando por uma avenida me julho dete ano, quando fomo s abordados pela policia e fui multado por nao ter habilitação. So que agora a multa chegou como minha esposa como proprietaria e eu como condutor e acabei d tirar carteira. O que posso fazer? vou perder minha habilitação ? na multa não tem local pra transferencia de pontos!!
    Me ajude.

  100. nivair says:

    olá!
    fui multado por estacionar em guia de calçada rebaixada destinada a entrada e saida de veiculos, porem no local e um imovel comercial que possui estacionamento. o paragrafo 1º do art 181, relata que o agente autuador preferencialmente faça a remoçao do veiculo para depois multa-lo. tirei fotos do local comprovando o uso do estacionamento por clientes, mas, mesmo o paragrafo do art relatndo a medida administrativa este agente nao agiu equivocadamente. por favor gostaria que me orientassem como proceder. OBRIGADO!

  101. Edmilson says:

    Pessoal, gostaria de saber se algum advogado ou quem entende de recursos de multa pode me ajudar nessa!!

    No 26/09 estava retornando p/ casa e por volta das 23 horas me envolvi em acidente de transito (uma mulher bateu em meu carro) o policial que veio fazer a ocorrecia perguntou se tinha ingerido bebida alcolica respondi que sim mais tinha sido antes do meio dia (antes do almoço) ele me pediu p/ soprar o bafomentro eu me recusei ele me levou ao IML onde o medico perito fez alguns testes como andar numa linha reta fazer o 4 riscar com a caneta algumas coisas e etc..não achei dificuldade p/ fazer nenhun dos testes acredito que fui bem,(ele nao fez exame de sangue) depois o policial me levou ao distrito policial onde o mesmo me liberou falando p/ buscar a CNH no detran no dia seguinte, no detran apesar de liberaren minha CNH fui informado que tinha 30 dia para interpor recurso e alguns dias depois chegou a multa por dirigir sob influencia de alcool, bom no boletin de ocorrencia o policial faz a segunte narração:

    Narração do policial;(conforme sìntese de p-1e p-2 (eu) e testemunhas ve-1trafegava pela av……e v-2 pela av. …no cruzamento das duas via ocorreu o abalrroamento entre os veículos causando danos de pequena monta em ve-1 e ve-2 p-1 que conduzia ve-1 permaneceu no local e em seguida foi encaminhada por terceiros a um pronto socorro, p-2 que conduzia ve-2 (eu) permaneceu no local foi feito auto de infração p/ p-2 que conduzia ve-2 no art.165 c/ art.277 inc 2 e 3 comp. lei 11705 e res.206/06 pois p-2 recusou-se a fazer o teste do bafonmetro e foi feito o termo de constatação de alcolemia p-2 foi encaminhado ao 20″ DP e apresentamos a autoridade competente o delegado I..F..de sá, onde pe-2 foi liberado após nao ser constatado em relatório do IML alcoolemia acima de 6 decigramas por litro de sangue expedido na observação do medico do IML.p-2 foi liberado pela autoridade competente no distrito…..

    Baseado nessa ultima parte da ocorrencia penso que fui insentado pelo medico do IML e que interpor recurso baseado no relatorio do medico me traria chance de ter a multa e os pontos anulados….
    Se alguem tiver mais alguma dica de recurso por favor me ajude inclusive com modelo de recurso

    De já Obrigado !!!

  102. jose antonio dos santos cerqueira says:

    B.di, gostaria de saber o que faco comprei um veiculo no leilao particular em 2008 td emplacado fiz a transferencia de propiedade apos ter efetuado a trasf apareceu uma multa do ano 2006 para eu pagar fiz defesa previa e recurso ambos foram negado pela jari, na minha defesa aleguei que na epoca da infracao o veiculo nao pertencia a mim inclusive mostri copia da notificacao que peguei na pf onde o correiop tentou localizar o condutor e nao conseguiu, aleguei tbm porque o multa nao foi entregue ao banco daqual pertencia e so depois que trasf veiu pra mim.gostarfia de saber o que faco e onde vevo recorer agora.grato aguardo resposta

  103. lino says:

    fui multado por passar no farol vermelho as 02:30 do dia 30/08,por ser zona de perigo não parei, alem disso um parente (irmã) havia falecido no dia 28 e estavamos indo atras do serviços funerarios. como eu devo recorrer?

  104. everton says:

    olá!fui multado duas vezes sendo q uma foi no dia 20/06-2010 ás 05:46:22 da manhã e a outra foi dia 21/06/2010
    na mesma avenida,indo e voltando.estive q levar minha tia oa hospital,e quando voltei ñ percebí q tinha radar.
    como faço pra recorrer essas multas.
    agradeço.

  105. Claudinete says:

    Olá no dia 17/08/2010 fui multada pelo horário não permitido pelo rodizio, às 19:36 esse horário estou na academia, e meu carro fica parado enfrente da porta da academia a minha dúvida é, eles podem multar meu carro parado, e ainda a multa veio com nome de outra Rua que fica próxima ao local como posso fazer esse requerimento ?
    Obrigada

  106. junior 1 says:

    traveguei pela contramão sabendo que era ilegal e tinha o conhecimento disso . so nao sabia que passaria uma viatura no momento exato e que iria me para . fui notificado pela infração gravissima , sendo carteira provisoria .

    i agora como faço para conseguir ganhar um recurço para minha ppd nao seja concelada .o que posso alegar ? problama de saude, tive que buscar um amigo na kasa dele que estava passando mal e nao tem parentes.

    aguardo obrigado

  107. ola amigos mim tira uma duvida fui multado sem saber por quem so pq tava parado com minha namorada em cima da moto em uma rua onde moramos sem trasito ou fluxo de veiculos e estavamos sem capacete mas parado no local e recebi uma muta codigo 704-8 sera q posso recorre pq nao vi motivo para essa multa pos tava com a moto parada na rua onde moro sou da bahia salvador

  108. ola boa tarde sofri um acidente sexta feira,20/08/2010, quando trafegava pela avenida almirante barroso sentido prudente de moraes pois estava indo para o trabalho o sinal abril e eu prossegui na minha preferencial um dos carros nao parou e ultrapassou na minha frente eu bati a minha moto na lateral minha permissão está presa e esta a mais de 60 dias vencidas preciso montar uma defesa para naum perde a minha CNH. me ajudem por favor. atenciosamente LUCAS ANDRÉ .

  109. Paulo says:

    Boa tarde, Fui multado na infração 736-6-2 Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular, coisa que não faço. Além disso na data e horário que conta na multa eu estava trabalhando. Como faço para recorer dessa multa.

    Obrigado!

  110. Fernando says:

    fui atuado em um semaro de minha cidade, pois o cemafaro estava verde e eu prossegui, porém o transito engarrafou o semafaro fechou e eu fiquei no meio do transito. Será que da para recorrer??

    obrigado

  111. Josi says:

    Olá, um menor pegou sem permissão minha moto, por sorte conheci os pais do garoto que se responsabilizaram pela pontuação uma vez que tenho apenas permissão provisória para dirigir . No Detran me informaram que a pontuação poderia ser passada para o responsavel, mas que eu teria que arcar com o valor da multa. Preciso saber se mesmo passando a pontuação para a pessoa, caso eles não paguem a multa poderia recorrer para não arcar com a dispesa? E se possivel quanto tempo teria?

    Obrigada

  112. cara como posso, saber si e proibido ou não. usar luz mínima de cor azul !
    fui multado pela >policia rodoviária< alegando que e proibido usar:
    este tipo de luz queria saber em que artigo esta essa lei
    onde ele coloca : que em movimento deixa de manter a luz baixa durante a noite<<
    pois minha luz estava acesa!!

  113. vladimir says:

    Fui multado no dia 14/07/10, o problema é que meu carro foi multado em São Paulo, e o carro estava em uma oficina de funilaria e pintura do dia 12/07/10 á 20/07/10, o que faço para recorrer?
    Que tipo de formulario devo preencher?

    aguardo uma resposta, porque é terrivel ser multado sem passar pelo local.

    Grato,

    Vladimir

  114. joaquim pereira says:

    Fui multado por excesso de velocidade em mais de 50% (max era 40 km), qdo a velocidade medida foi de 74 KM/h. Como nao tenho nenhuma autucao/multa nos ultimos 12 meses, consigo transformar a autuacao em advertencia?

  115. Ricardo Gonçalves says:

    Boa Tarde!

    Bom. como eu posso fazer pra recorrer a uma multa tomada não por mim. eu tenho uma moto e estava atrazada 15 dias o licenciamento. Meu irmao estava pilotando ela junta comigo. eu tinha ido jogar bola e torci o meu pulso e nao pude ir pilotando. Tenho carteira de permissao. foi a minha primeira multa o guarda parou a minha moto e a levou. ele me pediu pra assinar uns documentos por ser o dono da moto. E um destes documentos era a multa porem eu nao sabia. Meu irmao quer levar os prontos na carteira dele pra mim nao perder a minha permissao. tem como recorrer ha este caso? OBRIGADO!

  116. ROBERTO says:

    Oi, Recebí uma multa por estar sem o capacete sendo que estava parado em um posto de gasolina e a policia estava ao lado fazendo uma briste, levei a moto andando e mesmo assim me atuaram. Como faço para recorrer desta multa sendo que estou ainda com a CNH provisoria, e, onde consigo também o formulario para o recuso.
    Obrigado

  117. philippe says:

    foi autuado no dia 15/06/2010,onde falou que eu ultrapassei pela direita e com a viseira do capacete aberta,oq devo fazer pra recorrer dessa autuaçao???me ajude por favor

  118. EMERSON says:

    OLA , RECEBI UMA NOTIFICAÇÃO HOJE ,18/06/2010; QUE COMETI UMA INFRAÇÃO DE TRAFEGAR NUMA RODOVIA A 68 KM PH;ONDE A VELOCIDADE MAXIMA É DE 60 KM PH;NAÕ NEGO QUE POSSA ESTAR NESTA VELOCIDADE NO MOMENTO ,O QUE EU QUERO É SABER SE PODE A INFRAÇÃO SER NO DIA :27/01/2009 E EU SO AGORA FICAR SABENDO ,SENDO ISSO UM ANO E MEIO ATRAS,CONSTA VELOCIDADE SUPERIOR A MAXIMA PERMITIDA EM ATE 20% NA DATA . O QUE POSSO FAZER?

  119. David says:

    passei no sinal vermelho as 23:45 horas, em média uma velocidade de 15 km e mesmo assim fui clicado pelo foto SENSOR.
    A PERGUNTA É ?
    VOU SER MULTADO MESMO ESTANDO EM UM LOCAL BASTANTE PERIGOSO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TAMBÉM O HORÁRIO EM QUE ESTAVA TRAFEGANDO.

  120. Everton says:

    Olá, Minha CNH é próvisoria, e recebi uma multa de fazer malabarismo em uma rua que nunca fui. O caso é que eu fui em uma rua que o policial dize que era contra mão, bem como o outro motorista que estava em um caminhão na frente falou para o policial, não havia placa de sinalização. Então ele ficou loko e sai disparando palavões e dizendo que ia multar todo mundo…Tudo bem eu pagaria numa boa se viesse uma multa por andar contra mão. Agora me mandar uma multa por estar empinando moto( gravissimo 7 pontos na CNH), de valor de R$: 192,00, é tirar dinheiro do trabalhador, eu não estava passeando, estava trabalhando…Além de que o dia da multa, não é o mesmo dia que aconteceu. Na verdade o maluko queria me ferrar, agora vou pagar a multa e ficar quietinho, por que a minha CNH é próvisoria. Então eu pago R$: 192,00, pra não peder minha carteira.

  121. recebi duas multas em dois locais diferentes no mesmo dia e hora posso recorrer?

  122. ANIBAL says:

    bom dia, eu fui multado três vezes em uma av, por ter passado pelo semfro fiexado e sem cinto e invadir a faixa de pedestre, na avida onde consta a multa não tem semafro, nem faixa de pedestre, como eu devo proceder nesse caso, em quer artigos poderia me basear para o meurecurso, e outra couisa, eu comprei o carro e não passei para meu nome , posso recorre com a minha CNH.

  123. Olá,

    Gostaria de uma ajuda fui multado na Av Pinheiro Machado na Cidade de Parnaiba-PI essa avenida faz parte de uma BR federal, mas no momento que a viatura passou por mim e me multou eu estava parado em frente a casa de uma tia de minha namorada esperando a mesma para prosseguir a viajem e a viatura nao me notificou so passou e quando me espantei chegou a multa no valor de R$159,53, como faço pra recorrer a essa multa…eu acho que pelo menos o policial rodoviario deveria ter parado e ter me perguntado pelo meu capacete que esta com ela dentro da casa!!! Gostaria de um modelo de recurso pra poder recorrer!!!

    Grato

    Danilo Soares.

  124. Olá!! Fui multado por ter estacionado em desacordo com a regulamentação específica pela sinalização, conforme notificação, a questão é que no local ´só existe uma sinalização no chão da rua e indica diferente do que indica e para completar no auto da infração diz que deveria ser fila indiana e no local e nem próximo aoa local NÃO existe nenhuma placa informando tal. Como recorro…

  125. Eulelio Juvencio dos Santos says:

    Senhores, boa tarde;

    Fui multado em uma rua em Guarulhos ( contra mão ), só que nunca passei nesta rua e o Numero indicado não existe, como recorrer, qual é a lei que devo citar nesse caso para recorrer?

    Grato

    Eulelio

  126. fui multado proximo a minha casa mas na data que foi feita a multa eu estava de serviço e o horario que o policia colocou eu estava no trabalho como faço para recorer qual o formulario por favor……………

  127. ao pagar o seguro descobri que meu carro foi multado por ultrapassagem pela direita,na cidade de porteirinha mg,lugar onde meu carro nunca esteve.gostaria de informaçoes de como proceder no processo de recurso contra essa multa,que foi aplicada há 2 anos.más somente agora descobri.obrigado.

  128. Milton B. says:

    Olá, gostaria de saber como recorrer a uma multa. Fui multado por ultrapassar em local proibido. Passei por uma blitz, mas em momento algum ultrapassei em local proibido, como devo proceder?

  129. Ana Lucia says:

    Recebi uma multa por circular de moto sem capacete, acontece que minha moto possui rastreador e no dia e horário do evento eu estava almoçando em um restaurante e fui de carro.
    Para recorrer enviei pelo correio o comprovante do restaurante e do rastreamento de que o veiculo não foi utilizado no dia porém não foi aceito.
    Como faço para recorrer e o que mais posso fazer para provar se já enviei as provas que tinha ?
    Se puderem me ajudar eu agradeço.

  130. Karla says:

    Como provar que não levei uma multa +/- uns 450km daki?? eu estava trabalhando, + não tenho registro!

  131. Roger says:

    “O pedido de conversão da multa em advertência é simples, bastando fazer a qualificação do requerente, veículo, infração e pedir a conversão.”
    Anexe cópia da CNH, do documento do veículo e do auto de infração ou da notificação de penalidade e protocolize no setor de protocolos ou no de recurso de multa do órgão que lhe autuou.

    “Lembro que o pedido deve ser feito antes da autuação se transformar em penalidade de multa.”

    .

    Recebi uma notificação de autuação de infração de trânsito. Pesquisando no site do detranSP e CET, não vi essa possibilidade de não efetuar o pagamento da multa. Fui autuado por ter”furado” o rodízio municipal. Fui fotografado e estou ciente da Infração média cometida e dos 4 pontos na CNH. Antes, nunca tinha sido autuado/multado por esse motivo e faz mais de 8 anos que não levava multa alguma.
    Minha dúvidas consistem nas seguintes questões:
    1- Especificamente no meu caso, teria a possibilidade real de transformar a multa em advertência?
    2- Tem certeza que devo fazer a solicitação com o Requerimento de Defesa da Autuação e não com o recurso junto ao JARI? (com R.D.A. a multa não foi emitida ainda e no JARI, sim)
    3- No formulário, devo alegar que Código Brasileiro De Trânsito prevê que todos os motoristas que sofrerem uma única infração leve ou média durante o período de um ano, anterior à data da notificação, não precisam efetuar o pagamento da multa?

    Essa questões não estão totalmente claras e os sites governamentais deixam de citar tal prerrogativa.

    Agradeço esse espaço muito útil.

  132. marcos marchi says:

    fui multado por ter faroletes au lado da placa dianteira,so que os faroletes estavam la quando eu fis a vistoria do veiculo(peugeot 504 d modelo 1995)e pelo que me consta os mesmos sâo originais.na multa consta cod 66700,cbt 230*111 como devo agir?desde ja agradeço.

  133. SIDNEI NERI MELO says:

    OI tudo bem,sou marinheiro de primeira viagem, descobri que tinha algumas multas de transito quando fui pagar o IPVA do meu veículo, até a presente data,nunca recebi nenhuma notificação em minha residência, porém fui informado que só posso pagar o IPVA se quitar as multas, o caso é que no momento não tenho condições de quitar o valor das multas, gostaria de saber se tem alguma forma de resolver essa situação.
    Antecipadamente agradeço por qualquer ajuda.

    Sidnei Neri Melo

  134. cassio murilo tibcherany carvalhaes says:

    Eu estou desesperado pq, não tenho condições de pagar 2 multas que recebi sem fazer, pq usei da boa fé das pessoas e comprei uma moto para uma pessoa que se dizia amiga e necessitatva de um veículo par a ir trabalhar e já estava tirando a CNH, só que a mesma foi pega pela policia militar duas vezes por dirigir sem CNH, não assimei nenhumas das multas e nem fui notificado das multas, apenas me chamaram a delegacia para prestar esclareceimento e me disseram que estavam tudo resolvido, liberaram a moto.Porém ela pegou esta moto em minha casa sem minha autorização pois eu estava pro Rio de Janeiro com meu pai que estava doente . Ela me devolveu a moto alegando que não poderia pagar as prestações e não me comunicou nada das multas, passei a moto pois tb não tenho condições de pagar pois sou aposentado por invalidez, ganho pouco e não tenho condições de pagar estas multas a pessoa hj comprou outra moto e já tirou a CNH estou desesperado por favor me ajudem eu não tenho condições e já estou ficando sem dormir com esta situação me indique uma solução pelo amor de Deus pos estou desesperado., só fiquei sabendo das multas pela internet quando fui fazer uma consuta no detran sobre o IPVA que a pessoa que esta com a moto teria que pagar. Por favor me ajudem estou desesperado, me indique uma solução pois estou sem condições e desde já agradeço pela atenção.

  135. Dione Santos says:

    Fui multaso 5 vezes de 28/11/2009 a 23/12/2009 mais
    O filho da minha esposa estava enternado me goiania
    e por preocupação e falta
    Ele tem 1 ano e 9 meses e deu diabetes tipo 1 ele ficou muito
    ruim
    morro no interior o carro não e meu não tenho condições
    pesso a contreenção de vocês

    obrigado

  136. ricado says:

    Olá, recebi uma multa por excesso de velocidade em até 20%, na av brasil Leste, (em frente a CESA), faixa direita, Bairro Petrópolis, na cidade de Passo Fundo – RS, a infração ocorreu as 18h 26min 47s do dia 13/12/2009, onde a velocidade permitida éra de 40km/h, e supostamente passei a 51km/h, não questiono não ter passado nesta velocidade, mas gostaria que esta multa fosse transformada em notificação, já que tenho CNH desde 09/06/1981 e jamais cometi outra infração de transito, e pouco mais de um mês do fato ocorrido, houve a alteração de velocidade maxima permitida de 40km/h para 50km/h no local, porque a velocidade anterior foi considerada baixa…. desde já agradeço e espero que possam me ajudar, valeu.

  137. ROBERTO says:

    Ao retirar o DUA para licenciar o veículo agora para 2010, fui surpreendido com uma multa do RENAINF com data de 07/11/2007. O veículo foi comprado em FEVEREIRO/2008. Foi feita a transferência, licienciado em 2008 e 2009 e agora em 2010 apareceu essa multa. Como recorrer dessa multa? O que posso alegar e o embasamento legal?

  138. MAURICIO HUNGARO says:

    olá, acabo de receber 3 multas por estar sem o cinto de segurança, acontece que não ando sem o cinto em hipótese alguma.
    detalhes foi o mesma autoridade/agente (a multa é de origem do detran
    1ª 18/01/2010 ás 16:24hs
    2ª 18/01/2010 ás 17:35hs
    3ª 19/01/2010 ás 13:49hs

    como faço para recorrer ? Como pode um condutor receber 2 autuações no mesmo dia pela mesma inflaçao, sendo que passo quase todos os dias pelo mesmo local a uns 50 metros de minha casa e sendo que minha ultima multa foi há mais de 7 anos atrás, se eu andasse sem os cintos, não teria unumeras multas no decorrer desses anos todos. sou um condutor que tenho pouquissimas multas em meu prontuario durante mais de 26 anos de habilitação.
    grato

  139. Almiro santos silva says:

    fui multado(sem ser parado pela autoridade policial) por não porta um calçado de maneira regular quando estava indo ao trabalho com minha moto, mais eu estava calçado um sandalia franciscana, favor me mandar um modelo de recurso para que eu possa recorrer desta multa, desde ja muito obrigado.

  140. Marcelo says:

    Também levei um multa nesta estrada a 71 km/h, o incrivel é que as placas de fiscalização eletrônica são todas de 80 km/h. Estou entrando com recurso. Como moro em Brasília, infelizmente, não tenho como tirar uma foto do local , lembro exatamente que havia duas placas, uma de “fiscalização eletrônica de 80km/h” e mais adiante muito próxima do radar outra de “60km/h”, a distância de uma placa a outra não passa de uns 50 metros.
    Fiz um requerimento e estou anexando as documentações solicitadas, ou seja, cópia da notificação, CNH, CPF, CI e CRLV. Se você tiver como conseguir uma foto do local e puder anexá-la ao, ficaria ainda melhor.
    Se conseguir a foto do local (MG179 KM65, PÇO FUNDO), favor me repassar.

    Grato

  141. juliano fagundes moreira says:

    levei uma multa e assinei ela,mas a moto nao ta no meu nome a multa vai pra quem?
    Obrigado…

  142. edson santos says:

    Ola;
    Fui multado na mg179 sentido pouso alegre a machado ,excesso de velocidade,em toda rodovia ha placas de 80km/h,proximo ao radar 60km/h,
    como recorrer,passei 70km/h . me envie modelo de como recorrer.
    grato;
    edson

  143. Zeca says:

    Eu gostaria de uma defesa por ter estacionado em guia de calçada rebaixada destinada a entra e saída de veículos.

    Obrigado!

  144. - Em 23/10/08, fui multado por avanço ao sinal(famoso golpe dos amarelos), chegou a notificação de autuação, mais até hoje não chegou a notificação de penalidade. Em 03/11/08, fui novamente multado, mas até a presente data não recebi o auto de infração e nem a notificação de penalidade. Só soube da exIstência da multa, consultando o site do DETRAN-RJ.
    No mesmo sinal fui novamente multado em em 13/11/08, por avanço de sinal(famoso golpe dos amarelos). Sendo que não recebi a notificação de autuação, porém chegou em minha residência a notificação de penalidade com data de postagem em 18/12/08. Verifiquei que a notificação de penalidade tem um campo informando que a data de expedição da notificação(que não recebi) foi dia 18/12/08, 33 dias após a infração. Gostaria de saber como posso recorrer e a quem endereço o requerimento, haja vista que ultrapassou os 30 dias para notificação.
    Outrossim, informo que as multas ocorreram no cruzamento da Estrada meringuava com Estrada da Soca no bairro Taquara. Esse cruzamento foi noticiado durante quase uma semana no Jornal Extra como Golpe dos Amarelos. A mudança do amarelo para o vermelho é de aproximadamente 2 segundos. Se pararmos bruscamente, corremos o risco de uma colisão e se seguimos tomamos a multa. Na minha situação existem quase todos moradores daquela área. Consulto a possibilidade de ajuda de como proceder. Aguardo resposta.
    Um forte abraço, Marcos

  145. Helio,

    O prazo para recorrer (30 dias) começa a contar a partir do momento que você recebeu a notificação e não na data da multa.

    Abs!

  146. Helio Caldas says:

    Boa tarde, gostaria de uma orientação.

    Ao ir fazer uma prova para um concurso (que terminava as 19h), fui multado por estacionar no passeio pela prefeitura, só que:

    • fui multado três vezes ( 14:38h; 16:00h e 17:00h) no mesmo lugar até o carro ser rebocado às 18 horas.
    • a infração foi feita dia 24/05/09 e recebi a primeira notificação dia 13/08/09.
    Pergunto: pode o guarda municipal me multar depois de já ter me multado antes?
    Pelo que li, a multa só vale se a notificação tiver no máximo 30 dias e já tinha se passado 2 meses. As outras 2 notificações não chegaram.
    Como proceder; desde já agradeço.

  147. Pessoal, como foi já foi dito, o recurso de multas de trânsito é um direito do cidadão garantido por lei pelo Código de Trânsito Brasileiro e, desde que o condutor tenha sido autuado/multado de forma ilegal, ou seja, que a multa tenha sido aplicada irregularmente, você conseguirá a anulação ou efeito suspensivo ao se defender das penalidades.

    Para recorrer, será preciso juntar as informações sobre a ocorrência para que possa ser provada a ilegalidade da cobrança, e então procurar (após receber a notificação, o prazo máximo para enviar sua defesa é de 30 dias) o órgão responsável pela sua multa e retirar um Formulário de Recurso para poder entrar com recurso junto aos órgãos competentes.

    Mais informações e detalhes no próprio texto acima, basta ler com calma.

    Abs!

    Felipe Medeiros

  148. ADRIANA CRISTINA SAKAE says:

    MEU MARIDO FOI PAGAR O IPVA ESTE ANO E TEVE A GRATA SURPRESA DE TER UMA MULTA REFERENTE A 30/12/2008 POR ESTACIONAR EM LOCAL PROIBIDO EM CAMPINAS, NUNCA ESTIVEMOS LÁ, NUNCA RECEBEMOS NENHUMA CORRESPONDÊNCIA, COMO FAZEMOS PARA RECORRER ?????

  149. Bruno says:

    Recebi uma autuação em casa e segundo esse documento o motivo é de ter avançado o sinal vermelho por algum fiscal, porém não há como ter sido eu, pois nesse horário estava á caminho da faculdade onde tenho como comprovar de que onde fui multado é muito distante do endereço da faculdade e neste dia não recebi falta.
    O horário da multa foi 18:35, e a aula começa ás 19:00Hs.
    Teria como recorrer?

  150. Romulo says:

    Boa noite, fui parado em uma blitz e um policial solicitou que eu fizesse o bafometro, fiz, e acusou a ingestao de bebida alcoolica, abaixo dos 0,04dg/ml (acho que esse eh a medida), fui para a delegacia e fizerao um boletim de ocorrencia. Me enviarão para o IML para fazer o exame clinico (não entendo, sendo que todo o periodo do acontecimento se passarao em torno de 10 horas, isso mesmo), enfim , recebi a notificação, faltava varios itens pelo qual qualificava a dozagem, local, e hora, dessa maneira recorri a multa, so que recebi uma intimação para comparecer a delegacia que foi feito o B.O, para prestar esclarecimentos, isso seria decorrente a que? Porque estou sendo intimado a prestar esclarecimentos??? – Grato e certo de sua atenção!

  151. HUMBERTO says:

    OI FOI AUTUADO COM EXCESSO DE VELOCIDADE MULTA DE 85 REAIS O QUE POSSO FAZER MANDA PRA MIM UM MODELO DE RECURSO

  152. Moro no interior de Pernambuco e este ano não estive no Rio de janeiro. Recebi uma multa onde a infração seria transitar com o veículo em calçadas na estrada do mendonha 555 campo grande RJ. E a marca/espécie do veículo seria uma Moto Honda/passageiro. Sendo que eu não estava no Rio nesta data e o meu veículo é um Carro (Corsa).

    Como devo recorrer com esta infração? Gostaria de receber modelo de carta.

    Grato, Atenciosamente Aroldo Ferreira

  153. Luiz Roberto says:

    Pergunto a notificação foi lavrada em 28/12/2008 às 14:hh hros ela nao tem um prazo estipulado para ser entregue ou seja ela nao prescreve local da notificação BR-376 KM-673 UF-PR

  154. Luiz Roberto says:

    Tive uma infração por trânsitar em velocidade superior à máxima permitida em atè 20%em 28/12/2009 na BR 376 KM 673 UF-PR gostaria de saber tenho direiro ao beneficio do Art. 267 da lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasiliero?
    Como fasso esse recurso?

  155. Luis says:

    olá,
    recebi duas multas pela a mesma infração, estacionei em local proibido (art 181 incisivo VXIII), foram notificadas um por CET às 22:37 e a outra por um policial militar às 23:12, porém há uma pequena diferença no número do local um é Rua….numero 785 e a outra é Rua …..número 777.
    Gostaria de saber como posso recorrer e qual o artigo que posso utilizar para a defesa.
    Obrigado.
    data limite : 15/12/09

  156. ferreira says:

    peso ajuda isto transgride a moral fisica da pessoa sedo ,falta de etica neste pais ,sem moral.devo prossesa o estadol

  157. ferreira says:

    carro foi clonado foi feito todo procedimentos no detran ,foi preso o carro clonado pela policia ,recorri na2 vez com a ordem de apreençao e deram indeferida eo cumulo ,em sao bernado e pior com foto do clone e o meu sendo que meu carro e 2 porta cor vinho e o clone e 4 p vermelho ferrari e na 2est indeferido .so o de santo andre reconhe porque acontese estas injustisa

  158. ANEKSON says:

    QUERO SABER? EU TAVA PARADO SOU DE MENOR DE IDADE A BRIGADA MILITAR ME PEGOU E ME PAROU CAMINHANDO PARA O COLEGIO E MANDOU EU LEVAR A MOTO EMPURRANDO ATÉ A BM PROCESSARAN MEU PAI

  159. charles says:

    bom dia, preciso de um modelo de declar]ção para retirar pontua]ção da minha cnh. brigado

  160. Juliana says:

    Olá, levei uma multa por estacionar em local proibido depois das 18 horas, sendo que não havia outro lugar para eu estacionar. Eu queria ir a farmácia (que nao tem estacionamento) e deixei o carro na frente por menos de 5 min, mas esqueci de ligar o pisca e me multaram. Eu ja recorri e não foi aceito, vou recorrer de novo, mas tem um problema, minha carteira provisória vence dia 25 do mês que vem (novembro), queria saber quanto tempo leva para a segunda instancia julgar e se é muito possivel eu perder minha carteira?! alguém me ajuda? (a multa é “grave”).

  161. Felipe Targino says:

    fui multado por está conduzindo passageiro na motocicleta sem capacete, mais o passageiro pulou da garupa antes de chegar na blitz. Só q um motopatrulheiro da PM disse q viu o passageiro pulando. teria alguma maneira de eu recorrer essa multa? por favor me ajudem pois a minha habilitação ainda era próvisoria.
    Obrigado!

  162. Diego says:

    fui multado por um de um guarda ki nem me parou só fez a mullta e quando eu menos esperei ela estava aki em casa o certo e ki eu nem cometi esse erro e fogo.

  163. Thiago says:

    Fui multado por estacionar na calçada 2 vezes no mesmo dia, com 7 minutos de uma multa pra outra como faço para recorrer de uma das multas?
    Obrigado!

  164. anderson tavares says:

    comprei um veiculo de leilão no sodre santoro, me entregaran a documentação fora do prazo agora tenho uma multa e 5 pontos na carteira,por falta de transferir o veiculo em 30 dias, como posso entrar com recurso?

  165. sandro says:

    recebi 2 multas no mesmo local

    transitar em velocidade superior a maxima permetida no local em até 20%

    permitido era 60km/h considerada 64km/h registrada 71km/h

    permetido era 60km/h considerada 62km/h registrada 69km/h

    esta tudo preenchido na notificação

    mas nao diz a cor do carro

    só que tem foto na notificaçao

    como recorrer??

    agradeço a atençao

  166. Claudio says:

    Recebi uma multa por estacionar em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização. Foi em frente ao shopping, o localé de embarque e desembarque de turistas, e não havia placa dizendo proibido carros de passeios ou outros tipo de veículo, apenas a placa de onibus de turismo estava pesente.

  167. Janaina BAsso says:

    Recebi um multa por estar andando sem capacete, porem a moto estava estacionada
    e a infraçao nao foi assinada e nao ha fotos.

    posso utilizar este fato como defesa?
    como faço para recorer?
    obgada.

  168. mauricio says:

    fui , altuado e multado ,por usar o veiculo para se demosntra ou se isebir-se ,arrancada brusca.mais acontece q o veiculo e um chevette 73 .q nao tem motor turbinado nem mechido nada disso ….mais pra conpletar a rua era de pedra , em uma subida ….agora eu te pergunto tem como faser arancado brusca ???????? como vou recorrer a essa multa ?
    grato

  169. Osvaldo says:

    Olá…
    Gostaria se possível, uma carta modelo de recurso de pontuação na habilitação.
    Comprei um veículo e na transação fui notificado pelo proprietário de que recebera duas notificação de multa, sendo que uma seria por estacionar em ponto de embarque e desembarque de passageiros e a outra, transitar em velocidade superior a máxima permitida.
    Pois bem, foi descontado esses valores na negociação. Porém, fiz a transferência antes de as multas chegarem e quando chegaram a pontuação ficou sobre a minha habilitação, preciso retirar esses pontos e devolver para o proprietário.
    Agradeço desde já, e fico ansioso por essa ajuda.

    Att, Osvaldo

  170. Fernando says:

    Olá Jamilson!

    É necessário que o recurso atenda aos preceitos da Resolução 299/09 do CONTRAN.

    Nessa resolução vc encontra como deve redigir seu recurso.

    Abraços.

    Fernando.

  171. jamilson couto dos santos says:

    recebi uma notificação de excesso de velocidade como eu faço uma carta para recorer .

  172. marcelo antonio daros says:

    Noventa e nove por cento das pessoas que solicitam esclarecimentos sobre os aits aos quais receberam não tiveram a primazia de lerem o CTB quando frequentaram a auto escola, apenas se contentaram com algumas aulas de transito e direção e saem para a rua com seus veículos achando que podem fazer qualquer coisa mas só param quando se acidentam e perdem suas vidas e a vida de seus familiares ou matam pessoas inocentes no transito.

  173. Fernando says:

    Olá Wesley!
    Os excessos de velocidades são assim estabelecidos:
    1- velocidade acima da estabelecida, em ATÉ 20%;
    2 velocidade acima da estabelecida de 20 a 50%;
    3- velocidade acima da estabelecida acima de 50%.

    No seu caso, se vc estava a 68Km/h, sua velocidade considerada (aferida menos margem de erro) é 61Km/h

    Assim, de 61 a 72 Km/h, sendo a velocidade máxima permitida 60Km/h, vc se enquadra na infração prevista no Inciso I do Artigo 218 do CTB.

    Eulelio!
    Dê uma olhada no Artigo 280 do CTB.

    Abraços a ambos.

    Fernando.

  174. Eulelio Juvencio says:

    Senhores;

    Por favor qual a Lei que fala sobre multa indevida por não existir o Numero da Rua onde fui multado, só assim a comissão julgadora poderá dar o resultado como DEFERIDA.

    Grato.

  175. wesley says:

    fui multado com a infração de transitar acima do limite permitido em até 20%, minha dúvida é : se o limite maximo no local é de 60km por hora , mais 20% desta velocidade daria 72km, e a minha velocidade era de 68km, como eu devo recorrer??

  176. Fernando says:

    Olá Fernando!

    O pedido de conversão da multa em advertência é simples, bastando fazer a qualificação do requerente, veículo, infração e pedir a conversão.

    Anexe cópia da CNH, do documento do veículo e do auto de infração ou da notificação de penalidade e protocolize no setor de protocolos ou no de recurso de multa do órgão que lhe autuou.

    Lembro que o pedido deve ser feito antes da autuação se transformar em penalidade de multa.

    Abraços.

    Fernando.

  177. Fernando says:

    Bom Dia!

    Fui multado por estacionar em desacordo com a regulamentação (estacionar em vaga de portador de deficiência).
    Segundo li o artigo 267 do código de trânsito 9.503/97, posso entrar com recurso, pedindo para transformar a penalidade em advertência. Gostaria de receber algum modelo de como fazer para montar o meu pedido.
    Se possível alguém mande-me um exemplo via msn.
    Obrigado!!!

  178. Fernando says:

    Olá a todos!

    Ivan: o assunto já foi debatido via e-mail e Orkut

    hudson: explique melhor sua infração, como o artigo anotado no auto de infração e sua atitude para que eu possa avaliar e opinar com mais precisão.

    Crismaiguel: depende do artigo anotado no auto de infração. Qual foi?

    Antonio: vc tem razão com relação ao egente ter fé pública, porém opino que procure o ente autuador a fim de solicitar uma cópia do auto de infração. Feito isso, procure por prováveis erros de preenchimento do auto de infração para que sua tese defensiva fique bem embasada.

    Abraços a todos.

    Fernando.

  179. Luana Andrade says:

    fui multada por condusir sem cinto segurança
    como faço um bom recursos para esse inflação?
    ja q ninguem tinha me parado para tal verificação

  180. Olá fui multado por ultrapassar pela contramão linha de divisão de fluxos opostos, continua amarela.
    Porém no local tinha um caminhão de cana (treminhão) quase parado como faço par recorrer?
    Obrigado
    Ivan

  181. hudson says:

    Estou desesperado,tomei uma multa indevida, no dia13/07/2009 e o pior é que essa multa foi totalmente endevida. Estava na região do Brás rua: Joaquim Nabuco com Rangel Pestana, essa pessoa totalmente despreparada me multou nesse lugar que só permetido virar a esquerda e eu virei a esquerda então alguem me ajude. POR FAVOR.

  182. Crismaiguel says:

    Fui multado por não estar portanto a CNH. Porém apresentei a mesmaa, afinal havia me esquecido do documento em casa, e encontrava-se a 3 quadras de minha casa. Tem como recorrer desta multa?
    Att

  183. Antonio Pereira Amorim says:

    no dia 29/06/2009 as 10:12 fui multado por um agente de transito (o famoso amarelinho) na avenida paranapanema em diadema (por deixar o passageiro de usar o cinto de segurança, sendo que nesse dia eu passei nesse local sim mais nao tinha niguem comigo),sei que a palavra de um agente de transito é sempre a verdadeira mais fica aqui meu apelo eu nunca deixei de usar o cinto e sei das regras de transito eu procuro andar certo sempre! gostaria de saber como um agente pode aplicar uma multa em alguem sozinho dentro do carro e alegar que foi para um passageiro!(eu nao gosto de mentiras procuro andar correto em todas as coisas!) obrigado! gostaria de receber o retorno o mais rapido possivel!

    nao relatei isso antes porque eu estava viajando e so voltei agora nessa tada e nao pude fazer nada antes! em 11/08/09.

  184. iSMAEL says:

    Fui Multado (sem abordagem por parte dos agentes de trânsito) por dirigir utilizando telefone celular. (não tenho esse hábito e como vou saber se essa infração é legal?)

  185. Alexandre says:

    fui multado na BR aqui em MACAIBA RN(posto da PRF)por nao esta transitando com a placa dianteira pois a uns 6km antes passei dentro de uma possa dagua e nao vi que a placa dianteira tinha caido.ai fui parado no posto da PRF e mesmo assim fui multado e tenho que pagar agora 157 reais.e agora o que devo fazer?

  186. Ednelson says:

    por favor me oriente: parei com meu veiculo em local proibido na minha cidade coloquei no interior do carro uma idosa que a conheço do sertao daqui da cidade, ela me pediu para levar ela a um medico( tem problema de catarata), ela ja estava dentro do carro e eu sai dentro do meu veiculo pra perguntar tirar uma informação do outro lado da rua e derrepente com rapidez apareceu uma viatura da PM e estava anotando a placa do meu carro eu fiquei numa situação desesperadora fui ajuda-la e me intristeceu , parei em frente a viatura e solicitei para o PM dizendo: por favor nao me multe! to com uma idosa no meu carro por favor!..ja estou saindo! ele nem me deu atenção, nem saiu da propria viatura, enfim nem ligou e anotou a placa do meu carro. Na mesma hora sai do local com meu carro e a levei no posto de saude a fim de ajuda-la. Como que eu posso recorrer uma eventual multa?

  187. Sonia Souza says:

    O esposo da minha empregada foi mltado com minha moto, ele não tem habilitação e saiu sem minha autorização, cabe faço recurso? como faço?
    Obrigada.

  188. Hélia says:

    Bom dia, recebi uma notificação de infração dia 09/06/2009 referente a uma multa de 18/07/2007 é correto não fui avisada agora chegou a notificação para ser paga até 27/07/2009.
    cabe algum recurso?
    Atenciosamente.

  189. nadir tomaz bravo freire says:

    fui multado por nao usar cinto de segurança, mais nao assinei a notificaçao, e nem me pararam, como fasso para recorrer a esta multa.

  190. Adilson Pessoa says:

    Fui multado por radar numa avenida muito movimentada, sendo que nessa avenida não tem sinalização sobre esse radar, como eu faço para recorrer? qual o argumento que devo usar na defesa?

  191. ATICIANA says:

    Ola, fui multado por dirigir sobre efeito de alcool o carro do meu pai , o detran deu 30 dias para apresentar a defesa a respeito dos fatos para não ter a cartera suspensa, fiz bafometro e deu 0,41, tenho até dia 10/06/09 me mande um modelo de defesa. o que posso fazer nesse caso.obrigado

  192. Andreza Cavalari says:

    Recebi uma notificação de mula de radar por excesso de velocidade, as 2330 horas.

    Posso alegar que o local é perigo?

  193. Dayse says:

    Quero saber em qual site eu devo entrar para recorrer a uma multa.

  194. Jeronimo S. Ramos says:

    fui multado 3 vezes mais nunca chegou a notificação em minha casa (em meu endereço) mais consta no sistema do detram…gostaria de um recurso que possa me ajudar. 2 multas por esta estacionado em calçada. 1 sem cinto de segurança. obrigado.

  195. Glaucia says:

    OLÁ,fu multado por radar numa avenida muito movimentada, sendo que nessa avenida não tem sinalização sobre esse radar, como eu faço para recorrer?qual o argumento que devo usar na defesa?
    grata

  196. Fui multado por avançar o sinal vermelho, na data do dia 21/04/2009 as 00:30 hrs em plena madrufgada de feriado em um local q este horário não tem muito mevimento, por um guarda.
    É possível recorrer? qual modelo de defesa?

    Obrigado

  197. ronaldo-ro says:

    tenho um finaciamento de uma moto.Já vendi mas a mesma está em meu nome, porém o condutor dessa moto levou uma multa de transito sem o uso do capacete.O agente de transito errou a placa.poço recorrer?mas no auto ele não colocou o n° da CNH do condutor esse pontos da CNH pode vir pra mim?mesmo se recorrer?

  198. valmir cruz says:

    Fui altuado por permitir dirige se habilitacao e por dirgir sem habilitacao, estas multas se deram quando meufilho menor d idade pegou nossa bizz (no nome da minha esposa que nao tem habilitacao) e em um pequno trajeto atropelou uma crianca, foi acionada a BM que recolhram a moto e nos levaram para prestar depoimento na civil,feito os processos a moto foi liberada e algns dias apos recebemos as notificacoes de multa, queria recorrer, ja que na verdade nao permitimos o menor de pegar a moto e nem tao pouco um de nos estava dirigindo sem habilitacao, pois eu tenho cnh categoria ac,queria um modelo para recorrer neste caso especifico.
    Grato, Valmir

  199. Rafael says:

    Fui multado , nao tinha nenhuma placa proibido estacionar .. to com raiva cade a verdadeira lei dos Homens.

  200. Ronaldo Guilherme de Vasconcellos says:

    Bom dia,

    Será que vocês poderiam enviar-me um modelo de recurso, referente a multa aplicada por prefeitura , contra proprietário de imóvel. Este recebeu intimação para sanar uma obra de restauração de reboco do prédio em que reside, e não cumpriu no prazo determinado pela prefeitura.

    Atenciosamente,

    Ronaldo Guilherme de Vasconcellos

  201. ZILDO GALDINO says:

    Quando fui fazer o pagamento do meu IPVA, me deram um formulário para pagar uma multa de infração cometida por “CONDUZIR VEÍCULO SEM DOCUMENTOS DE PORTE”, sendo que NUNCA FUI NOTIFICADO DE TAL PENALIDADÉ, além de que, traz como data da ocorrência 24.05.2005, ou seja, mais de 4 anos atrás, da qual sei que nunca cometi. E, NÃO TRAZ ASSINATURA DA AUTORIDADE O0U AGENTE DE TRANSITO.
    Como fazer estae recurso?

  202. JOÃO QUNTANITO says:

    fui multado por não dar a passagem a pião na passadeira ,é isto que o auto diz multa de 120€ .
    o que eu acho estranho é que não me lembro, nem tenho a minima ideia desa ocorência.
    gostava de recorer

    Aguardo e já agradeço,
    quintanito

  203. barbara says:

    fui multada por avançar o sinal vermelho , e segundo eles, o tempo excedido foi de 2,1 seg(limite = 1,0 seg).Achei impressionante a medição aferida de 1,1seg (excedida). .É possível recorrer? qual modelo de defesa?

    Aguardo e já agradeço,

    Barbara

  204. diego mendes s says:

    fui multado sem se assinar ne uma notificação, isso e injusto, ainda por sima me mandaram tres notificações, queria saber como devo proçeder a isso e se tem com estar recorrendo , é qual as medidas a ser tomadas para recorrer?
    obrigado pela atenção.

  205. alcyr alves says:

    estacionei em local e horario proibido por doze minutos , e tomei uma multa e o oficial me entregou a segunda via , mas o motivo é que ñ estava bem do estomago e parei próximo a uma padaria pa ra ir ao sanitario , gostaria de saber se tem como recorrer e como fazer , grato……obs : minha esposa estava junto e tem como provar tal caso que falei ….

  206. Ariovaldo Gonçalves says:

    Fui muitado no dia 06/04/09; por um agente de transito que diz que avancei o varol vermelho, tenho certeza que não fiz isto, porque eu não passei por esta avenida e o horario da atuação da multa não condiz porque estava no consultório do dentista. Porem ofluxo de carros nesta avenida no horario em que o agente registrou a multa é controlado por eles o silareiros por causa do fluxo de kilometros de carros e quem é que vai passar no sinal vermalho se é controlado por eles ninguém merece,também não houve a indentificação do condutor que neste caso sou eu e nem fotos, como devo proceder? obrigado.

  207. LUIS FERNANDO C. PAES says:

    Presados, parei no acostamento de uma rodovia federal bastante movimentada para conferir um pneu que parecia estar vazio, quando fui retornar a rodovia tive que embalar o veiculo no acortamento para poder entrar na BR, neste momento vinha transitando na rodovia um veiculo da policia federal que me autuou por trafego no acostamento. Foi um grande mal entendido.
    Por gentileza como posso proceder para recorrer esta multa?
    Obrigado.

  208. Emerson Vaz says:

    Eu recebi quatro multas de uma só vez sendo que moro só a mais de dois anos e durante a infração estava trabalhando a moto estava parada em minha residência como posso recorrer

  209. Elza da Conceição Moura Gonçalves says:

    Recebi uma notificaçao de infração com todos os meus dados em meu endereço,ate ai ta tudo certo.porem a hora e a rodovia nao coincidem com o trajeto q meu caminhão transitava.tirei xerox de comprovantes q não tinha a menor chance de ser meu caminhão,e enviei para o GARI em Belo Horizonte.Não obtive nenhuma resposta.Acessando o site do Detran MG,pra minha surpresa a multa continua ativa pra eu pagar.Tem algum recurso pro meu caso?A infração cometida foi ultapassar em faixa continua.Aguardo resposta.Como devo proceder?Obrigada

  210. Tiago says:

    Fui multado em são vicente SP, por um agente de transito que diz que avancei o farol vermelho ,porém tenho certeza que não fiz isso tenho como recorrer de alguma maneira?
    na notificação diz que foi aplicada por um agente de transito porém não fui parado pelo agente nesse caso não existe uma foto para compravar a infração. como devo proceder?

  211. Adriano says:

    Fui Multado no dia 23/03/2009 as 23:05, Eu estava com minha moto na frete do Colégio que meu Irmão estuda. Na hora que meu irmão saiu do colegio eu Coloquei ele na Garupa da moto sem o capacete e andei uns 100mts e parei pra ele descer nesse momento os puliciais militares me multaram mas, na hora eles não falaram comigo eu nem soube da multa, só soube quando tirei um extrato de debito da moto. Como faço pra recorrer?

  212. Gilmar de Souza says:

    Fui autuado,próximo de minha casa,a notificação diz :Estacionar local/horario de estacionamento e parada proibidos pela sinalização,porem o endereço da inflação,está com o nome errado,o enderço q consta ñ tem o nº ,como posso recorrer,pois tenho certeza q ñ cometi a tal inflação,pois conheço o local e sei q é proibido ,e também existe um grande estacionamento,pois é uma loja do compre bem.Aguardo uma resposta com o modelo de recurso q preciso para recorrer desta inflação.Tenho até dia 0159 para recorrer.Desde já agradeço pela vossa atenção.

  213. Leticia says:

    Preciso de modelo de recurso para autuação por uso de celular.
    Por favor, me mandem qualquer recurso que posso entrar. Obrigada

  214. renata says:

    Olá fui multada em um local que não frequento, com as seguintes infrações, fazendo malabarismo em apenas uma roda, sem usar o capacete, desobedecer autoridade quando mandaram parar, dirigir ocorrendo risco para a sociedade, e sem usar vestimento adequado para dirigir motocicleta. Mas tenho a minha moto só fazem 6 meses, e a multa foi feita dia 04/01/2009 num domingo as 19:55 da noite, porem as multas vieram todas na mesma hora, no mesmo dia, no mesmo lugar sem nenhum intervalo de segundo e nem de minuto, e não foi enviada a notificação, pois já chegaram as duas primeiras multas e as outras não chegaram ainda e o prazo de vencimento é dia 25/04/2009 e essas duas multas chegaram para mim dia 11/03/2009, mas os policiais que notificaram as multas dizem que era um menino franzido que estava dirigindo, e pode ser que a moto foi clonada, disseram os mesmos, só que depois que fui atrás deles para eles irem atras do tal menino, a moto que eles disseram ter sido clonada com a placa da minha sumiu e o menino tambem, será que não ocorreu erro dos proprios policiares militares, como que eu faço para recorrer essa barbaridade?

  215. Rafael says:

    Creio que levei multa em radar na cidade de Guarulhos, passo la quase todos os dias mas so ontem vi que havia um Radar, como posso saber antes de receber a multa , pois o carro e do meu pai e a situacao pode ficar chata se chegar algo e como posso recorrer pois como falei passo la quase todos os dias e so ontem vi, creio q nao esteja bem sinalizado!
    obrigado

  216. Susana Zucco says:

    Bom Dia! Recebi duas multas no mesmo dia uma as 17:08:16 e outra ás 17:09:50 nos seguintes locais:
    1ª- BR 285 -397- KM 119,5 – BOM JESUS/BR 116 – MONTE CLARO
    2ª- BR 16- 8200- KM 38,2 – LAGES/ CAXIAS DO SUL – FATIMA

    Tenho até o dia 20/04 para recorrer o que eu preciso fazer? Podem ser tão próximas as multas.

  217. Rebi auto de infração de trânsito, mas o veículo era conduzido por outra pessoa, que é devidamente habilitada, logo, quem pagará a multa? eu (proprietário do veículo) ou o condutor?agurdo resposta. valeu…

  218. marcelo caron says:

    ola fui multado por ultrapassar em faixa continua…porem a hora informada na multa nao esta correta…e nem sei se cometi tal infraçao poisnao fui abordado por policiais rodoviarios na ocasião…pode isso…assim fica facil aplicar multas….e so nao gostar de alguem e multar…se e assim ta loco…e uma palhaçada…eles so querem dinheiro….oque devo faser…cabe recurso neste caso…grato…ate breve

  219. damiao eloy do bomfim says:

    ola fuimultado no ano 2008 segundo a autoridade de transito por uso de celular porem a multa nao foi entregue no endereco so tomei conhecimento de tal ao emplacar o veiculo a fim de nao ter dor de cabeca paguei a multa agora no ano de 2009 mais uma multa por invazao de sinal fotosensor que por sua vez so tomei conhecimento ao emplacar o veiculo diante de tanta falta de respeito resolvie recorrer pois assim ta virando moda uma vez que todas as correspondencias vem ao mesmo emdereco so multas que nao chega? estranho nao? me orienta qual o artigo a ser usado para recorrer das respectivas multas

    grato

  220. Preciso de um formulario para recorrer de multa por excesso de velocidade no Espirito Santo na Rodovia do Sol.

  221. Francisco Fernandes Filho says:

    Fui multado por um agente de transito, por ” Estacionar em guia decalçada rebaixada destinada a entrada e saída de veículos”. Só que a guia rebaixada fica defronte a escadaria de uma concessionária de veículos. Neste caso a multa não perde o sentido? Como eu devo recorrer? Por favor me mande um modelo de recurso.Obrigado.

  222. Diego de Souza F. says:

    fui multado e autuado por deixar de presta socorro a vitima, e agora esta rolando um processo administrativo. gostaria que voces mandasse um modelo de carta para que eu possa fazer minha defesa.Obrigado!

  223. WALDEIR JOSE says:

    Fui autuado por avanço do sinal vermelho. Entrei com recurso no prazo de lei e o mesmo foi julgado improcedente. Existe algum recurso para este julgado? Se existe, qual é o nome e para quem devo direcionar?

    Obrigado!

  224. benedita marins says:

    saber se over pedido de placa do veiculo placa e cbc-9804

  225. ROGER WANDER says:

    fui multado pela policia federal por ter o parabrisa trincado quando voltava de uma viagem.faleicom o policial que havia tricando horas antes na estrada, mas ele multou assim mesmo.Como devo proceder com o recurso?Obrigado!

  226. jairo says:

    fui multado perto da casa da minha na,morada!
    pois nao portava o documento da moto!
    mas portava a cnh!

    existe algum recursso q eu posso usar?

    grato

  227. Ricardo Guimarães Pereira says:

    fui autuado na mg265 próximo a cidade de BARROSO por realizar uma ultrapassagem em faixa contínua,o problema é que trafeguei por +_ 4KM atrás de um caminhão velho sem nenhuma condição de rodar carregado de entulhos lançando-os na rodovia até que fui obrigado a fazer uma manobra brusca para desviar de detrito indo parar na comtramão resolvi ultrapassa-lo e sinalizar o problema ao motorista,no fim da reta havia um viatura em meio ao mato,fui abordado e relatei o ocorrido epedi providências mas os policiais ignorarm meu pedido e de outros motoristas,se preocupando apenas em multar,fico indgnado com a omissão e a falta de responsabilidade dos policiais…. agora pergunto,o que vale mais,várias multas ou várias vidas??È justo pagar pelo erro dos outros???? Esse infelizmente é paíz que vivemos,autoridades tomen providências!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  228. junior says:

    fui altuado em uma cidade fora do meu domicilio…a policia militar me autuo pq eu parei ao lado de outro veiculo p/ pedir uma informaçao….minhas duvidas sao…. policia miltar pode dar multar municipais sem ter convenio com a prefeitura???

  229. [...] destes serviços, o Detran oferece na internet a consulta de multas através do RENAVAM e pontos na CNH. Você pode pesquisar multas de veículos cadastrados e [...]

Deixe seu comentário